Trabalhar em casa: 13 profissões possíveis

Tempo de leitura: 9 minutos

trabalhar em casa

É possível trabalhar em casa através de muitas profissões interessantes. Contudo, é preciso que você escolha sabiamente aquela que mais se adequa as suas habilidades e estilo de vida. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre trabalhar em casa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

13 profissões onde é possível trabalhar em casa

Produtor

Se você criar e-books, cursos de áudio ou vídeo, poderá vendê-los a qualquer pessoa sem esforço adicional. Esses produtos digitais muitas vezes ainda geram renda passiva mesmo depois de anos. 

Esta não é uma profissão clássica, com a qual você ganha renda regular imediatamente, mas uma atividade independente com um alto gasto inicial de tempo. Porque os produtos digitais devem oferecer aos seus clientes um benefício e atender aos requisitos de qualidade.

O marketing também é muito importante para o sucesso, para que compradores em potencial cheguem a conhecer o seu produto. 

Contudo, depois de criar seu produto pela primeira vez e implementar uma estratégia de vendas, você poderá ganhar dinheiro com isso automaticamente. 

Programador

Como programador, você também trabalhar em casa. Contudo, nesse caso, é fundamental que você tenha conhecimento e habilidades na área. É vantajoso se você domina várias linguagens de programação, como C++, PHP e Java. 

A maioria dos programadores são especializados, por exemplo, em bancos de dados ou desenvolvimento de aplicativos. 

Como programador, você pode trabalhar tanto de forma independente, como para uma empresa específica.

O pagamento é muito bom. Com pedidos maiores, você pode ganhar milhares de reais por mês. No Workana ou 99freelas, você encontrará trabalhos de programação individuais. Essas são excelentes plataformas se você está iniciando. 

Designer gráfico

Trabalhar em casa não é problema tanto para designers gráficos freelancers quanto para profissionais registrados em empresas. No entanto, no caso de uma relação de empregado, depende se o empregador permite o trabalho em casa. 

Para trabalhar como designer gráfico, você precisa de habilidades. Felizmente, hoje, existem vários vídeos e vídeo-aulas gratuitas que podem lhe ajudar nisso.

As tarefas de um designer gráfico incluem o design de logotipos, embalagens ou gráficos para sites e publicações. Além da criatividade, a empatia é um pré-requisito importante para essa profissão. Isso porque, o uso de cores, formas e fontes devem sempre ter um certo efeito. 

Web designer

Web designers trabalham como autônomos ou funcionários. É possível trabalhar em casa, porque apenas um computador é necessário e a comunicação com os clientes geralmente é on-line. No entanto, no caso de uma relação de funcionário, o empregador pode exigir presença no escritório. 

Em resumo, um web designer cria e mantém os sites de seus clientes. Ele deve estar familiarizado com os aspectos técnicos e criativos dessas tarefas.

A profissão requer muitas habilidades, mas oferece boas oportunidades de ganho. A aquisição de clientes geralmente é realizada por meio de seu próprio site, pois este também é um cartão de visita importante de seu próprio trabalho, além de atividades de marketing online, anúncios em portais e recomendações.

Produtor de vídeo

Um produtor de vídeo cria vídeos e contribuições cinematográficas. Projetos típicos são filmes de imagem, clipes publicitários ou vídeos de ocasiões privadas. 

Fazer apenas corte, edição de som e inserção de imagens e legenda levam grande parte do tempo. Mas se você não precisar gravar outras pessoas, poderá trabalhar em casa exclusivamente.

Se trabalhar em casa é importante para você, especialize-se nessas atividades. Para isso, trabalhe como freelancer com parceiros que se concentram em filmagens. Há também empresas que estão procurando profissionais para este trabalho.

Redator

Seja para publicações de empresas, lojas online, blogs ou revistas, a demanda por conteúdo é grande. Grande parte é escrita por redatores freelancers. 

Ter um bom conhecimento do português é fundamental. Isso porque, com a grande concorrência, é fundamental oferecer qualidade ao cliente.

Se você deseja iniciar, é possível fazer através de plataformas como Workana e 99freelas. Lá, diversas pessoas estão em busca de profissionais qualificados nessa área. 

Tradutor

Como tradutor, você pode facilmente trabalhar em casa. Porque, ao contrário do intérprete, você só traduz por escrito. No entanto, o trabalho exige muito. 

Para trabalhar como tradutor, você precisa de um bom domínio de pelo menos duas línguas. Além disso, é necessário conhecimento especializado se os textos tratem de tópicos especiais.

Faz sentido se especializar durante seus estudos ou treinamento. Porque as traduções bibliográficas têm requisitos diferentes da tradução de textos técnicos ou sites. 

O valor recebido depende do idioma, de suas habilidades e do tipo de texto. Quanto mais específico o tema e a língua, maior o salário. 

Assistente virtual

Este é o pressuposto do trabalho de secretaria, para o qual nenhuma presença é necessária. As empresas gostam de aproveitar essa oportunidade durante os meses de pico ou para superar os períodos de férias. 

Mesmo pequenas empresas sem secretaria própria usam o apoio de uma assistente virtual. As tarefas consistem, entre outras coisas, em atender chamadas, organizar compromissos ou responder e-mails.

Assistentes virtuais trabalham em casa como freelancer ou são empregados por uma empresa de serviços correspondente. Mesmo para os funcionários, o trabalho em casa é muitas vezes possível nesta profissão. 

O pagamento é feito de acordo com as horas trabalhadas ou com um preço fixo para tarefas assumidas. 

Youtuber

Ter um canal no Youtube também é adequado para trabalhar em casa. A longo prazo, você pode, na melhor das hipóteses, ganhar uma boa renda passiva e construir seu próprio negócio. Mas isso também significa que o sucesso depende do seu esforço. 

Você deve produzir regularmente vídeos interessantes e chamar a atenção para o seu canal através de marketing inteligente. Esta é a única maneira de alcançar pessoas suficientes para ganhar uma renda aceitável.

A receita surge da colocação de anúncios e através de links de afiliados na descrição do vídeo. YouTubers com um alcance muito grande também podem receber contratos de colocação de produtos. Administrar seu próprio canal no YouTube é, em qualquer caso, um trabalho independente.

Blogueiro

Você também pode trabalhar em casa e ganhar dinheiro com seu próprio blog. Geralmente, a receita é gerada por meio de links de afiliados. Estas são recomendações vinculadas em sua página para produtos ou serviços pelos quais você recebe dinheiro. 

Dependendo do contrato, você ganha, por exemplo, a cada clique ou compra. Grandes lojas online e outras empresas oferecem programas para isso.

Para que o marketing de afiliados valha a pena, seu blog deve alcançar um bom ranking nos mecanismos de busca. 

Para isso, é importante publicar regularmente artigos interessantes. Além disso, você tem que cuidar do SEO (Search Engine Optimization). No entanto, o esforço inicial geralmente compensa a longo prazo.

Dropshipper 

Trabalhar em casa também é possível com sua própria loja online, especialmente se você usar o conceito dropshipping para isso. Isso significa que o atacadista envia as mercadorias diretamente para o cliente. 

Dessa forma, você não precisa de um estoque, nem gastar muito dinheiro no início. Portanto, essa variante é muito interessante para quem não tem muito dinheiro para investir. 

Sua tarefa é primeiro configurar a loja online, para a qual você pode usar o Shopify, por exemplo. O mais difícil é a busca por fornecedores adequados. 

Mas uma vez que a loja esteja funcionando, cuide da manutenção dos produtos, publicidade e relacionamento com o cliente. Seu principal objetivo aqui é vender!

Artesão

Trabalhar em casa também é possível sem um computador. Se você possui habilidades com as mãos e possui criatividade, pode trabalhar com artesanato.

Com a demanda cada vez maior para esse tipo de produto, é interessante investir nisso. Você pode se especializar aqui também, por exemplo, fazendo lembrancinhas para aniversários. 

Contudo, é importante que você tenha um pouco de conhecimento em marketing digital para poder divulgar o seu trabalho de maneira adequada na internet. 

Além disso, é importante que você desenvolva uma boa relação com seus clientes, pois a publicidade boca a boca nesse tipo de trabalho é realmente importante.

Freelancer 

Se um projeto maior pode ser dividido em pequenas tarefas, isso resulta em micro trabalhos que você pode fazer on-line por meio de portais como Workana ou 99freelas. São tarefas pequenas e simples, pelas quais se paga um preço fixo.

As tarefas típicas são a pesquisa na Internet, a categorização de fotos ou a criação de pequenos textos. Na maioria dos casos, os ganhos são baixos em relação ao esforço. Portanto, essas tarefas não são adequadas se você quiser ganhar a vida trabalhando em casa. 

No entanto, eles são uma boa ideia para uma renda adicional descomplicada se você tiver tempo livre.

Conclusão

De fato, trabalhar em casa está se tornando cada vez mais possível. Com o aumento cada vez maior de profissões na internet, há espaço para todas as pessoas.

Se você tem interesse em começar a trabalhar em casa, eu recomendo que você primeiro teste algumas ideias acima e veja quais trazem mais resultados. Em seguida, você poderá trabalhar com uma ou duas e assim, gerar renda. 

Gostou de saber mais sobre como trabalhar em casa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *