Os 8 Melhores Sites de Freelancer Para Encontrar Trabalho

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é Freelancer e Como Funciona?

O freelancer é a pessoa que prestará seus serviços ou fará um trabalho, também conhecido pelo termo em inglês “job”, por um tempo determinado para você ou uma empresa.

Embora não haja vínculo empregatício, o freelancer pode fazer vários jobs para a mesma pessoa ou empresa, inclusive realizar trabalhos presencialmente na empresa mesmo que eventualmente.

Como trabalhar de Freelancer?

Para trabalhar como freelancer você precisa estar consciente dos riscos e das vantagens. Não podemos iludir você dizendo que a vida de um freelancer não tem preocupações. Quem trabalha com carteira assinada, tem problemas de pessoas com carteira assinada. E quem trabalha freelancer, tem problemas de freelancer.

Antes de partir para esse formato de trabalho, pesquise qual a oferta e demanda na sua área. Estude qual a média de preço dos serviços, as condições de pagamento que você pode oferecer (cobrar por job, por semana, por hora, etc.), avalie as leis para abrir uma empresa em seu nome, quais os tributos que terá que pagar e sempre esteja com um saldo na conta.

Outra coisa a se preocupar é quanto ao local de trabalho. Você está disposto a visitar o cliente fisicamente? As despesas de deslocamento estão incluídas no valor? Caso seus serviços de freelancer sejam prestados somente de forma remota, atente-se para o espaço de trabalho, convivência (caso seu espaço seja em uma residência onde moram outras pessoas), estrutura (computador, monitor, cadeira), internet, ventilação e outros aspectos que podem ser específicos da sua área.

Do lado comportamental e psicológico do assunto, reconheça que trabalhar “sozinho” não é pra qualquer um. É preciso disciplina e autogestão para  não colocar você mesmo em uma cilada, planejamento financeiro, controle de entradas e saídas (o seu dinheiro precisa chegar no dia que seus boletos vencem, certo?), e, por último, recomendamos que busque experiências de outras pessoas para ouvir relatos reais de quem já está no caminho que você quer seguir.

E as vantagens? São valiosas. Ao ser um freelancer você terá o controle daquilo que você tem de mais precioso e que não volta, o tempo. Você terá flexibilidade para definir as horas de trabalho, poderá gerenciar questões pessoais no dia a dia e trabalhar durante a noite, por exemplo. Você poderá trabalhar de onde quiser, de um café, da praia, embaixo da árvore. Ou até mesmo se aventurar em ser um nômade digital por um período.

Sites de Freelancer

Um site de freelancer é uma plataforma em que tanto trabalhadores quanto empregadores postam as suas ofertas de trabalho.

Ser um freelancer é um jeito excelente de transformar seu talento ou hobby em dinheiro. Você tem liberdade para se candidatar apenas para os projetos que você gosta ou que considerar ser bom.

Nem precisamos dizer que esses sites vão ajudar você a começar uma carreira sólida como freelancer. Com eles, você vai conseguir encontrar os primeiros clientes facilmente. Além de ganhar a confiança dos empregadores com o tempo.

08 Sites de Freelancer para Encontrar Trabalho

1. Upwork

A Upwork oferece ferramentas para dar os primerios passos na sua jornada de freelancer. Se você estiver procurando por flexibilidade de trabalho de uma olhada nesta plataforma de freelancer.

2. Toptal

Com o slogan “Contratamos os 3% melhores freelancers de todo o mundo” Toptal é umas das maiores plataformas de freelancer do mundo. E é claro que você também pode trabalhar lá.

3. Simply Hired

A SimplyHired é uma plataforma onde buscará os melhores trabalhos remotos perto da sua região, encontrando trabalhos compatíveis com sua área de interesse.

4. PeoplePerHour

Esse site freelancer tem mais de 1.5 milhões de freelancers cadastrados. A plataforma utiliza um sistema de classificação no site o que ajuda a você construir a sua reputação na plataforma.

5. Fiverr

O Fiverr é uma ótima opção para você mostrar sua capacidade em determinada área para o público. Lá, você consegue mostrar o seu porfólio online, como se fosse uma vitrine online. O que ajuda a atrair e conquistar vários clientes dentro da plataforma de freelancer.

6. 99Designs

A 99Designs é uma ótima opção para quem é designer, desde a produção de logotipos até a produção de capar para livros e e-books.

7. Freelancer

O freelancer é uma das principais plataformas de freelancers do mundo, há cerca de mais de 32 milhões de usuários registrados na plataforma.

Você pode registrar-se gratuitamente e, candidatar-se há varias vagas que estão disponível na plataforma.

8. Workana

A Workana é a principal plataforma de Freelancer do Brasil. Aqui na Workana há varias propostas de trabalho em vários setores. Você também pode postar os seus projetos para um freelancer desenvolve-lo para você pelo melhor preço.

Aliás, eu explico sobre a Workana neste vídeo:

Já conhecia umas dessas plataformas?

Deixei o seu comentário no campo abaixo!

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *