Trabalho remoto: 8 dicas para aumentar a produtividade

Tempo de leitura: 9 minutos

trabalho remoto

De fato, o trabalho remoto pode ter muitas vantagens, mas é importante que você esteja 100% focado para que tudo ocorra da melhor maneira possível e você possa ser muito produtivo.

Contudo, nem sempre é esse o caso.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como aumentar a produtividade no trabalho remoto, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

8 dicas para aumentar a produtividade no trabalho remoto

Dica 1: O local de trabalho

O local de trabalho geralmente decide o quão produtivo um profissional é no trabalho remoto e quão despreocupado ele vai trabalhar. De fato, o ideal é que haja um cômodo ou uma sala na casa que possa ser temporariamente convertido em escritório.

O escritório e o quarto não devem ser os mesmos, se possível. Aqueles que trabalham o dia todo onde dormem à noite, em muitos casos, terão problemas para adormecer.

Além disso, o escritório não deve necessariamente ser o local onde toda a vida familiar ocorre, para não estar constantemente cercado por ruídos de fundo. 

Isso geralmente é mais fácil de falar do que de fazer – especialmente para pessoas em apartamentos alugados. Mas se preocupar com isso ajuda a definir uma estrutura produtiva.

Dica 2: Criando um local de trabalho saudável

Em primeiro lugar, um local de trabalho continua sendo um local de trabalho – seja em casa ou no escritório. 

De acordo com especialistas em saúde, por exemplo, o local de trabalho não deve ser colocado diretamente na frente de uma janela. Se a janela estiver diretamente atrás do monitor, o gradiente de brilho entre a luz do dia e a luz do monitor geralmente é muito alto e os olhos cansados e as dores de cabeça podem ser as consequências.

Se a janela estiver na parte de trás do funcionário, no entanto, podem ocorrer espelhos no monitor. O posicionamento ideal é, portanto, na verdade, coloca a mesa de trabalho na lateral da janela.

Para se proteger da luz solar desagradável, uma cortina também é recomendada. Iluminação de teto suficiente e sem brilho também é obrigatória. 

Aqueles que ocasionalmente trabalham em casa geralmente se dão muito bem com a mesa de jantar e uma cadeira normal. No entanto, se você trabalha consistentemente no home office por dias ou semanas, deve aumentar suas necessidades.

Idealmente, a mesa deve ser ajustável em altura entre 68 e 76 cm para um local de trabalho com computador. Especialistas em saúde aconselham alinhar a altura da mesa com a coxa. Entre a perna e a borda da mesa deve ter cerca de 10 cm.

A cadeira de escritório também deve ser ajustável em altura entre 38 e 55 cm e oferecer um alto nível de estabilidade. As costas e os braços também devem ser ajustáveis de forma flexível.

A regra geral para postura: tudo em um ângulo de 90 graus. Se os pés estiverem no chão, o ângulo entre as panturrilhas e as coxas deve se comportar da mesma maneira que para a distância entre os antebraços deitados no apoio de braço e os ombros alinhados com o encosto.

Dica 3: Defina uma programação

Dependendo da situação de moradia, quem faz trabalho remoto é constantemente confrontado com distrações por outras pessoas, que muitas vezes não têm absolutamente nada a ver com o trabalho – incluindo parceiros, filhos, colegas de quarto e vizinhos. 

Ao contrário dos colegas de trabalho, eles geralmente têm pouca noção de quão intensamente o trabalho está ocorrendo atualmente nas quatro paredes da casa. 

Assim, acontece que eles podem lhe distrair com as mais variadas coisas. Mas os próprios trabalhadores domésticos também caem na armadilha da procrastinação e eliminam a desordem ou lavam a roupa rapidamente antes de voltar ao trabalho do dia.

Para evitar isso, é aconselhável montar um plano preciso para o dia: Quando o trabalho é feito? Quando é o intervalo? Quando saímos do trabalho?

Esse cronograma também deve ser compartilhado com a família. Esses períodos claramente definidos ajudam você a manter o foco e ajudam a família a não perturbar desnecessariamente.

Dica 4: Roupas como no escritório

Quem trabalha em home office costuma ir até a mesa de trabalho de pijama rapidamente. Outros pelo menos colocam suas calças de moletom. Claro, todo funcionário pode manter isso como quiser.

Mas vale lembrar que as roupas também transmitem um sentimento. Para que o trabalho remoto não pareça uma brincadeira, os profissionais devem se vestir de manhã como se estivessem indo ao escritório. 

As roupas têm um forte impacto na produtividade para a maioria das pessoas. Isso também inclui trocar de roupas no final do expediente para simbolizar que o trabalho está finalizado.

Dica 5: Elimine fatores perturbadores

Um dos maiores desafios é a distração no trabalho remoto. Ferramentas como o Rescue Time ajudam a te proteger de desperdiçadores de tempo digitais. 

Bloquear as mídias sociais pelo menos temporariamente para evitar rolagem infinita no feed de notícias ajuda a se manter produtivo. Discutir regras de conduta com a família para não ser constantemente desconcentrado de uma tarefa também é uma dica importante.

Tampões de ouvido econômicos geralmente valem a pena para bloquear o ruído ambiente. Se você pode trabalhar bem com música, também pode obter fones de ouvido com cancelamento de ruído.

Dica 6: Comunique presenças e ausências

Uma boa comunicação é particularmente importante no trabalho remoto. Isso também significa que você deve se comunicar com os demais membros da sua equipe. 

Um “bom dia” amigável e um “boa noite” caloroso não são apenas agradáveis, mas também ajudam todos na força de trabalho a saber se um membro da equipe está atualmente ao alcance. O mesmo se aplica, a propósito, assim que entra em sua pausa ou em uma consulta telefônica. 

Ao se comunicar de forma inteligente com seus colegas de trabalho, o seu trabalho pode ser otimizado e não há falta de comunicação. 

Dica 7: Faça pausas regulares

Quase óbvio: pausas são importantes. Pausas regulares mantêm o foco e a produtividade altos. Contudo, no trabalho remoto, os funcionários tendem a prestar menos atenção a ele.

Portanto, é aconselhável, por exemplo, definir um temporizador – no computador ou no smartphone.

Especialistas em saúde aconselham interromper o trabalho a cada 90 minutos.

E as pausas regulares também devem ser usadas para arejar, não para responder e-mails ou ficar nas redes sociais. Por isso, faça algo que você gosta, dê uma caminhada ou vá beber água!

Dica 8: Fique em forma

Trabalhar em home office também significa que os profissionais se movimentam ainda menos. Isso porque, a jornada para o trabalho de bicicleta, por exemplo, é omitida e a ida à academia no caminho de casa também é eliminada. 

O aumento da falta de exercício – por exemplo, como resultado de mais horas de trabalho – afeta a atividade muscular, tenciona os discos intervertebrais, prejudica a circulação sanguínea e a oxigenação de todos os órgãos. Menos calorias são queimadas, o corpo se cansa mais rápido e é mais difícil se concentrar bem.

Por isso, é importante integrar o máximo de exercícios possível no dia a dia do trabalho remoto. Dessa forma, é recomendável que você comece o dia com alguns exercícios, principalmente de alongamento para preparar o corpo para o dia de trabalho.

Também é recomendado agendar exercícios para o meio do expediente. Ou seja, em algumas das pausas citadas anteriormente, você deve programar pequenas sessões de alongamento para poder dar um novo ar aos seus músculos. 

Para um pequeno treino, seja de manhã, no meio ou à noite, vários programas on-line ou aplicativos para smartphones podem ser usados. É muito importante sempre aquecer brevemente antes de realizar os exercícios para evitar lesões.

Os exercícios para um treino são quase clássicos: o suporte do antebraço, também chamado de prancha, afeta todo o corpo. Além disso, flexões e agachamentos ajudam a treinar a força muscular. Independe do exercício escolhido, é importante mover-se!

Como trabalhar remotamente?

Neste vídeo eu te mostro um trabalho remoto para você começar hoje do zero sem investimento nenhum.

Conclusão?

De fato, o trabalho remoto pode ser um sonho para muitas pessoas. Contudo, se você nunca trabalhou em um local que não seja dentro de uma empresa, com um chefe lhe vigiando, é importante que você coloque em prática as dicas acima citadas.

Isso porque, ao trabalhar em casa, você não terá mais uma “supervisão”. Dessa forma, está livre para trabalhar ou não.
Por isso, procurar formas de eliminar as distrações e assim, ser mais produtivo é fundamental. Caso contrário, você dificilmente irá cumprir as metas do dia, semana ou mês.

Além disso, é importante que você mantenha sua saúde em dia! Estar em casa, poder comer o tempo todo e fazer menos exercícios não é legal para o seu corpo.

Procure formas de criar uma rotina que possa ser saudável, tanto para o seu corpo, mental e trabalho. Assim, você terá sucesso a longo prazo!

Gostou de saber mais sobre como aumentar a produtividade no trabalho remoto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *