Marketing digital: tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 9 minutos

O termo marketing digital se tornou muito popular nos últimos anos, devido ao surgimento da internet e à digitalização das empresas. 

Hoje, um negócio que não está na internet e não tem presença nas redes sociais é quase como se fosse invisível e está perdendo muitas oportunidades que sua concorrência pode estar ganhando.

É por isso que o marketing digital é tão importante. Mas você está claro sobre o que é e quais benefícios ele pode trazer?

Para ajudar você a entender mais sobre o marketing digital, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o marketing digital?

Marketing digital é o conjunto de ações e estratégias que uma empresa ou pessoa realiza através da Internet com o intuito de atrair novos clientes ou atrair novos negócios, desenvolver uma identidade visual e criar relacionamentos.

Antes de mais nada, é uma ótima oportunidade para crescer, tornar sua marca visível e posicioná-la, já que seus potenciais clientes já estão na internet.

Canais de marketing digital

Site

É um dos principais canais do marketing digital e no qual você deve focar na hora de criar sua estratégia digital.

É muito importante que você tenha um site cuidadoso, que se identifique com a identidade da sua marca, que demore pouco tempo para carregar, que seja intuitivo para que seja fácil para os usuários encontrá-lo e que tenha uma boa manutenção na web, para garantir que ele seja atualizado e evitar vulnerabilidades.

Blog

Se você tem um negócio ou quer vender serviços, uma das melhores formas de alcançar seus clientes é com um blog onde eles possam aprender sobre o setor ou os produtos que você vende.

Além disso, seus clientes poderão ver que você sabe sobre o assunto.

Redes sociais

Há cada vez mais usuários nas redes sociais, então, existem seus potenciais clientes e aqueles que você deve alcançar para manter sua marca e vender, é claro.

Você não precisa estar em todas as redes, nem mesmo nas mais conhecidas. Conheça bem o seu cliente e em quais redes sociais ele tem presença. É onde você deve estar e onde você deve investir tempo e dinheiro para ser visível e trabalhar na sua marca.

E-mail marketing

É uma estratégia que costuma ser muito eficaz se bem feita, usando-a para informar seus clientes sobre notícias, artigos ou promoções, mas você precisa ter cuidado, pois eles podem considerá-lo SPAM.

Portanto, se você utiliza esse canal, deve fazê-lo da maneira correta, usando o canal para dar informações ao seu cliente que possam lhe interessar e não apenas para vender.

SEO

Um bom posicionamento na web fará com que seu site apareça nas primeiras posições quando qualquer usuário realizar uma pesquisa, no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca, com suas palavras-chave, e levará um cliente em potencial ao seu site ou blog, por isso é importante trabalhar corretamente neste canal.

Publicidade online

Investir em publicidade online pode te dar muita visibilidade, principalmente quando sua marca não é bem conhecida ou quando você está começando no mundo online, seja investindo em publicidade em mecanismos de busca, como o Google Ads ou nas redes sociais.

Você não precisa investir uma grande quantia de dinheiro, mas a publicidade fará com que você alcance mais públicos e aumente suas vendas.

Plataformas de vídeo

O vídeo está crescendo e cada vez mais vídeos estão sendo visualizados, por isso é um canal que você deve levar em conta, desde que possa ser ajustado à sua marca. Crie tutoriais, mostre seus produtos e como eles são usados corretamente ou compartilhe seu conhecimento sobre o nicho.

Quais são as vantagens do marketing digital?

É mensurável e pode ser analisado

Para saber se a sua estratégia está tendo o efeito esperado ou não, você deve ser capaz de medir e analisar os resultados, obtendo informações sobre o que está funcionando bem e o que precisa ser mudado para atingir nosso objetivo.

Uma das vantagens do marketing digital é que existem muitas ferramentas com as quais você pode mensurar todas as ações que realiza através dos diferentes canais.

É econômico

Embora você precise fazer um investimento em seu site, em algumas ferramentas e em publicidade, é muito mais barato do que o marketing tradicional, já que você também pode realizar algumas ações gratuitamente (como através de redes sociais ou e-mail).

Tem um alcance global

A Internet não tem limites. Dessa forma, você pode encontrar clientes em potencial de sua cidade, seu país, seu continente ou de todo o mundo.

É flexível e dinâmico

Se você lançar uma estratégia, desde o primeiro momento você poderá estar vendo os resultados que ela está te dando e, se eles não forem como esperado, você pode mudá-la, adaptando-a melhor ao que seus clientes estão procurando.

Permite segmentação

Lançar uma campanha publicitária para o público em geral pode trazer menos benefícios e você terá que investir mais tempo do que se a lançar segmentando-a, aproximando-se do seu cliente em potencial e focando-se nas necessidades dele.

Aumente a visibilidade da sua marca

Ter presença na internet fará com que muito mais usuários e potenciais clientes conheçam sua marca, seja através de suas redes sociais, seu site ou seu blog.

Criar comunidade

Um bom marketing digital pode te aproximar de conhecer melhor seus clientes e fazê-los conhecer melhor a sua marca, criando um relacionamento e fidelizando seus clientes.

Aumente as vendas

A maioria das empresas está digitalizando porque viu o grande potencial de ter uma presença na Internet, então se você não estiver lá, sua concorrência está tirando vendas que você poderia estar fazendo.

Além disso, através da internet você pode alcançar muito mais pessoas do que através da sua loja física, que é limitada a um site e a horários específicos.

Oferece um canal de atendimento ao cliente em tempo real

As redes sociais já são o canal de atendimento preferido para seus usuários. Por isso, se você não estiver nas redes sociais, eles podem estar falando de você sem que você saiba e sem que você possa ajudá-los a resolver suas dúvidas ou problemas.

Acessibilidade ilimitada à marca

As lojas têm horário de funcionamento, mas a Internet não. Você pode alcançar mais pessoas e ter as portas da sua loja abertas a qualquer momento para que seu cliente possa acessar sua loja no horário que melhor lhe convier e de qualquer lugar.

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6 dicas para um marketing digital eficaz

Crie uma Estratégia de marketing digital

Estabeleça uma estratégia digital para atingir seu público-alvo. Isso porque, se você focar sua estratégia em todo o público em geral, estará perdendo tempo e dinheiro.

Além disso, sua estratégia não deve focar em conquistar novos clientes, o que é um erro muito comum, mas também para que seus clientes continuem confiando em seu negócio.

Defina os objetivos e metas

Para saber qual caminho devemos tomar, temos que saber para onde queremos ir. Portanto, é necessário estabelecer objetivos e metas que sejam SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e definidos ao longo do Tempo).

Assim, você poderá mensurar e avaliar sua estratégia de marketing digital com base no fato de estarem ou não se aproximando dos seus objetivos.

Siga os padrões de comportamento de seus clientes

Você precisa saber bem como é o seu cliente-alvo e, acima de tudo, o que ele faz nas horas vagas e em quais canais ele tem presença. 

Não faz sentido você investir dinheiro e tempo na tentativa de alcançar seu cliente através de um canal que ele não usa.

Dessa forma, você deve se adaptar a quais redes sociais ele está presente, e saber quando ele se conecta à Internet e qual dispositivo ele usa para isso.

Complemente os canais digitais com os tradicionais

Só porque você estabelece uma estratégia de marketing digital não significa que você deva esquecer sua estratégia de marketing tradicional. Uma coisa não substitui a outra.

Você pode obter muitas informações úteis através do seu negócio ou estabelecimento e aplicá-las à sua estratégia digital.

Audite seu site

Você deve ter um site que seja fácil de usar e onde seu cliente em potencial saiba como encontrar fácil e rapidamente o que está procurando. Caso contrário, ele irá para a sua concorrência.

Além disso, você deve ter em mente que cada vez mais usuários se conectam a partir do celular, então seu site deve ser capaz de ser visualizado corretamente a partir de qualquer dispositivo.

Use as ferramentas mais adequadas para o seu projeto

Existem muitas ferramentas no mundo do marketing digital, tanto pagas quanto gratuitas. Tente selecionar aquelas que lhe dão mais informações ou aquelas que você acha mais fáceis de usar.

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Conclusão

marketing digital é muito importante quando se trata de ter uma presença na Internet se quisermos alcançar visibilidade e aumentar nossas vendas. Por isso, é preciso aproveitar essa oportunidade e investir em ter uma boa presença online.

Gostou de saber mais sobre o marketing digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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