Ganhar dinheiro no Instagram: passo a passo completo

Tempo de leitura: 11 minutos

O Instagram é agora uma das plataformas de mídia social mais populares de todos os tempos. O aplicativo foi lançado em outubro de 2010 e hoje tem cerca de um bilhão de usuários. Com esse enorme alcance, é uma boa ideia usar o para gerar renda. Mas como ganhar dinheiro no Instagram?

Existem muitas histórias de influenciadores que ganham seu dinheiro com postagens patrocinadas. Mas o que exatamente você precisa fazer para criar um bom perfil no Instagram com o qual você possa melhorar sua renda? Quais aspectos legais você deve considerar e como você consegue fazer do cargo sua principal profissão?

Para ajudar você a entender mais sobre como ganhar dinheiro no Instagram, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A receita para o sucesso do Instagram

Onde muitos usuários ativos estão, os produtos podem ser comercializados com sucesso. A popularidade do Instagram e o alcance associado da plataforma garantem, assim, que você possa ganhar um bom dinheiro.

O Instagram deve sua grande popularidade, sobretudo, à facilidade de uso. Seja jovem ou velho – novos usuários geralmente entendem o princípio rapidamente. 

Isso é garantido pela clareza do feed, no qual as últimas postagens são exibidas, bem como inúmeras funções fáceis de usar, que tornam o uso de outros aplicativos, por exemplo, para edição de imagens, quase supérfluo. 

As fotos podem ser transformadas em obras impressionantes com alguns cliques do mouse e seu próprio perfil no Instagram se torna um álbum de fotos especial com fotos autoprojetadas.

ganhar dinheiro no Instagram

O que é o Instagram?

O Instagram oferece a todos a oportunidade de se conectar com outras pessoas e compartilhar suas próprias vidas com pessoas de todo o mundo. 

Usuários privados podem compartilhar impressões de suas vidas. Celebridades usam seus perfis no Instagram para atualizar seus fãs de forma rápida e fácil.

Instagram para empresas

A plataforma também é particularmente atraente para as empresas, pois é uma ferramenta de marketing extremamente favorável. 

Com baixo custo, é possível gerar atenção para seus próprios produtos ou serviços no Instagram de forma simples e rápida.

Como ganhar dinheiro no Instagram?

Quem integra o Instagram em sua estratégia de redes sociais tem várias formas de ganhar dinheiro com ele. Claro, você precisa de um certo alcance. 

Na verdade, não há números que comprovem quantos seguidores um perfil do Instagram vale a pena financeiramente: você pode ganhar dinheiro com 10.000 seguidores no Instagram, mas também com 1.000. 

Na verdade, agora existem até muitas empresas que preferem contas menores para anunciar lá.

Instagram como um canal de publicidade

No Instagram, existem várias opções para ganhar dinheiro com publicidade. Por um lado, existe a possibilidade de marketing de afiliados. 

Com esse método, você promove o produto de uma empresa vinculando-o a ele em uma publicação no seu perfil do Instagram. Se os usuários clicarem neste link ou até mesmo comprarem o produto na melhor das hipóteses, você recebe uma comissão.

Se você é um blogueiro de moda pode ajudar a vender um par de botas ou apontar hotéis para seus seguidores como blogueiro de viagens – não há limites para o marketing de afiliados.

Outra forma de ganhar dinheiro com o Instagram é a colocação de produtos. Independentemente de um produto ser clicado ou se uma venda é feita, você receberá dinheiro por simplesmente apresentar um produto em sua conta.

Seja marketing de afiliados ou posicionamento de produtos: é importante que o produto a ser comercializado se encaixe em você e em sua conta e que seu post seja percebido pelo usuário como confiável.

Venda seus próprios produtos

Através da função de loja, você também pode vender seus próprios produtos no Instagram através de suas postagens e histórias. Se você já tem uma loja online, o Instagram é o complemento perfeito. 

Você simplesmente carrega sua foto para um post ou história e pode marcar os produtos correspondentes lá e publicá-los sem muito esforço. 

As postagens marcadas com um produto aparecem no feed do usuário com um ícone de sacola de compras no canto. Para isso, no entanto, você precisa de um perfil comercial. Usuários privados não podem usar essas funções. 

Além disso, seus produtos também devem estar em conformidade com os contratos de revendedores e diretrizes comerciais do Facebook, aos quais o Instagram pertence.

Ganhe dinheiro com suas fotos

O Instagram oferece aos fotógrafos a oportunidade perfeita para compartilhar seus trabalhos com o mundo. O mercado é altamente competitivo, mas com imagens de alta qualidade, a estratégia certa para chamar a atenção dos usuários e um pouco de paciência, você certamente poderá ganhar algo vendendo suas fotos via Instagram.

Além dos pôsteres clássicos, você também pode oferecê-los para impressão em capas de celular, travesseiros, cartões e muitos outros produtos físicos. 

Quantos seguidores você precisa para ganhar dinheiro com o Instagram?

Na verdade, você não precisa de tantos seguidores quanto imagina. Além do número de usuários que seguem seu perfil no Instagram, outros fatores também desempenham um papel em quanto dinheiro você pode ganhar com sua conta:

  • Em qual nicho você se estabeleceu e com que facilidade seus produtos podem ser integrados às suas contribuições?
  • Quão ativos são seus seguidores no Instagram? Comprar seguidores no Instagram ou seguidores inativos não lhe trará nenhum sucesso de vendas a longo prazo.
  • Como você quer anunciar e com quais empresas você trabalha?

Enquanto isso, existem muitas marcas que dependem dos chamados micro influenciadores. Contas do Instagram com um alcance mais curto têm boas chances de ganhar dinheiro. As empresas de publicidade estão preocupadas principalmente com o quão ativos seus seguidores são. 

As empresas querem usuários comprometidos que, em última análise, também representem clientes em potencial. Assim, você já pode ganhar entre 80 – 200 reais através de uma publicação no Instagram com um número de 3.000 a 10.000 seguidores.

O que são bots do Instagram?

Os bots do Instagram agem automaticamente em seu nome na sua conta do Instagram. Esses programas são capazes de curtir e comentar postagens de forma independente. Eles seguem ou deixam de seguir outras contas e podem até escrever Mensagens Diretas para seus seguidores e outros usuários do Instagram. 

O objetivo do bot é facilitar o trabalho com sua conta do Instagram. Se funciona simular de forma credível seu engajamento com a ajuda do bot e realmente fazer com que seus seguidores interajam depende da qualidade do bot.

Como convencer com seu perfil no Instagram?

Leva apenas alguns segundos para formar uma opinião sobre uma marca específica. Por isso, a primeira impressão que você deixa no Instagram é crucial para o seu sucesso. Não há nem certo nem errado ao criar seu perfil. 

O único fator importante é que os clientes em potencial reconheçam marcas de forma rápida e fácil e sejam encorajados a permanecer no seu perfil do Instagram ou visitar sua página inicial.

Uma boa descrição da sua conta do Instagram deve:

  • Diga algo sobre você e sua marca,
  • Dirija-se ao seu grupo-alvo 
  • Conter um link relevante para levar os usuários à sua página inicial ou apontar certos produtos para obter uma venda ou clicar.

Por último, mas não menos importante, sua foto de perfil também desempenha um papel importante.

Para contas comerciais do Instagram, os visitantes devem reconhecer a marca à primeira vista pela foto do perfil do Instagram. A maneira mais fácil é usar seu logotipo como uma foto de perfil.

Como você pode começar no Instagram?

Para alcançar o sucesso a longo prazo com o Instagram, é importante, acima de tudo, estabelecer pequenas metas. 

Aqueles que estabelecem metas irrealistas desde o início muitas vezes falham e perdem a motivação a longo prazo. Em vez disso, você deve fazer coisas que você pode realmente alcançar e controlar.

Para criar sua própria conta no Instagram, você deve baixar o aplicativo em seu smartphone. Se você já tem uma conta privada, pode selecionar “Mudar para uma conta profissional” com seu login no Instagram nas configurações para criar sua conta comercial. 

Como alternativa, você pode usar várias contas adicionando outra conta. Se você quiser desativar temporariamente sua conta do Instagram ou excluir permanentemente seu perfil do Instagram, você pode fazê-lo no aplicativo ou através do seu computador.

Aqui estão outras dicas que podem lhe ajudar a ter sucesso ao iniciar no Instagram:

1 – Cuide da sua conta e de suas fotos

É importante começar definindo o estilo de conta que você deseja configurar. Basta escolher um tema e cumpri-lo. Existem vários, entre cozinhar, viajar, moda, vinho, esporte, natureza… 

Além disso, você deve ter uma identidade visual em suas fotos. De fato, quando você visita uma página do Instagram popular, todas as fotos constituem uma espécie de pintura. Assim, você deve garantir que tenha harmonia visual, evitando alterar os filtros a cada foto.

2 – Publique na hora certa e não envie spam

Tente postar suas fotos no mesmo horário diariamente. De acordo com um estudo, as fotos devem ser postadas às 2 da manhã para que sejam visíveis de manhã e/ou às 17h para que os usuários que saem do trabalho as 18 vejam em seu feed. 

Você deve saber que a “vida útil” de uma foto no Instagram é de 4 horas. Em seguida, ela desaparece no fluxo de seus contatos.

Quarta-feira é o dia em que há mais atividade no Instagram. Por outro lado, evite postar às 9h ou 18h porque há muitas pessoas que postam ao mesmo tempo (isso vale para todos os dias da semana).

Escolha uma foto de qualidade por dia em vez de 2 ou 3 de qualidade média. Especialmente não publique 6, 10, 15 fotos em um dia. Seus seguidores se sentirão inundados e vão parar de seguir você!

3 – Escolha bem as hashtags e não abuse delas.

Não use mais do que 6/7 hashtags por foto. Não há interesse real em colocar mais. Escolha hashtags que falem com seus seguidores e estejam relacionadas à foto. Evite hashtags que sejam muito genéricas. Por isso, cabe a você testar.

Existem algumas como f4f, followforfollow, like4like… que você pode testar para obter algum feedback. Mas é uma prática que não necessariamente te traz seguidores qualitativos (que serão interativos).

4 – Escolha as contas certas para seguir e interagir

Quando você iniciar sua conta, conecte suas contas do Twitter e Facebook para encontrar seus amigos e familiares. Eles serão seus primeiros seguidores. 

Em seguida, escolha seus seguidores de acordo com seu tema. Quando você segue alguém, ele vai ver suas fotos e irá interagir se achar que suas fotos são semelhantes às dele.

Além disso, antes de começar a seguir outras contas, publique algumas fotos, para que seu Instagram fique um pouco mais atraente e atraia curtidas.

É importante interagir com as pessoas. Isso envolve os comentários que você pode deixar nas fotos de outras pessoas, mas também e especialmente através de suas fotos. Você deve responder cuidadosamente às pessoas que o parabenizam por suas fotos.

5 – Curta as fotos de outros usuários

A melhor maneira de atrair pessoas para sua conta é curtir as fotos delas. Para fazer isso, dois toques em uma foto e pronto. Quanto mais curtidas você deixar nas fotos de outras pessoas, mais você terá feedback, ou seja, ganhará mais seguidores.

Por exemplo, você pode escolher uma hashtag no seu ramo ou relacionada à última foto que postou e curtir as 50 fotos mais recentes. De preferência, curta as fotos com poucos “curtidas” para ser visto pelos “instagrammers”.

Também curta as fotos das pessoas que você segue. Vá também para a seção “Atividade” > “Seguidores”. Aqui você tem as fotos que seus seguidores curtem. Também é uma boa fonte para encontrar novas contas.

Última dica, curta várias fotos da mesma conta para atrair a atenção do seu proprietário. De preferência uma conta com poucos seguidores.

Gostou de saber mais sobre como ganhar dinheiro no Instagram? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *