Ganhar dinheiro no Facebook: passo a passo completo

Tempo de leitura: 12 minutos

Você já ouviu falar que pode ganhar dinheiro no Facebook? De fato, muitas pessoas contam sobre suas histórias de sucesso e como ganharam dinheiro com o Facebook.

O Facebook é uma das melhores plataformas para ganhar dinheiro. Você pode informar as pessoas sobre o seu negócio com um clique no botão e direcionar muitos visitantes para o seu site ou ofertas. 

Além dos anúncios do Facebook, você tem a possibilidade de criar uma página do Facebook (página de fãs) e formar grupos. No entanto, você precisa de uma oferta especial para ganhar dinheiro com o Facebook.

Para ajudar você a entender mais sobre como ganhar dinheiro no Facebook, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por que o Facebook é tão interessante para ganhar dinheiro?

O Facebook ainda é a maior empresa clássica de mídia social do mundo. Bilhões de pessoas o usam para compartilhar, curtir, jogar e escrever mensagens. As estatísticas atuais ainda são impressionantes. De fato, continua sendo uma das empresas de Internet mais importantes do mundo.

Somente em 2018, o Facebook alcançou vendas de 55,84 bilhões de dólares! A maior parte dessa receita veio de anúncios. O que isso nos diz? Se empreendedores e empresas estão dispostos a investir bilhões em anúncios, você pode logicamente ganhar muito dinheiro com o Facebook.

Você deve estar pensando: “Mas ninguém mais usa o Facebook!”

Vamos ver o que há de errado com esta declaração.

De acordo com uma pesquisa, o Facebook continuou a ocupar o primeiro lugar entre as plataformas de mídia social e mensagens mais populares do Brasil em janeiro de 2019. 

Também em termos de número de usuários, o Facebook foi o número um, com 2,27 bilhões de usuários por mês. YouTube e WhatsApp ficaram em segundo e terceiro lugar.

É verdade que o número de usuários diminuiu. Isso provavelmente se deve a todos os escândalos de dados que se tornaram públicos devido a vulnerabilidades de segurança. 

Mas isso já está sendo esquecido e o Facebook está se recuperando. Mesmo que surjam menos inscrições, há pessoas suficientes no Facebook que estão procurando entretenimento, produtos e serviços.

Quem pode ganhar dinheiro no Facebook?

Basicamente, todos podem ganhar dinheiro no Facebook. Seja pessoa física, proprietário único ou proprietário da empresa. Também não importa de qual setor da indústria você vem. 

Por parte do Facebook, quase não há requisitos a serem atendidos. Tudo o que você precisa para começar é uma conta no Facebook, que forma a base para as oportunidades de ganho no Facebook.

ganhar dinheiro no Facebook

Quais são as possibilidades de ganhar dinheiro no Facebook?

Existem realmente muitas maneiras de ganhar dinheiro no Facebook. Vamos ver juntos quais são elas?

Compre e venda páginas do Facebook

Todo mundo já viu um vídeo engraçado ou um meme engraçado em seu feed do Facebook antes. Essas postagens são muitas vezes compartilhadas, o que torna muitas pessoas cientes delas. 

Isso, por sua vez, leva outros usuários do Facebook a serem informados sobre a página e se inscreverem nela.

O algoritmo do Facebook percebe isso e mostra aos usuários postagens semelhantes com mais frequência. Além disso, o algoritmo funciona de tal forma que o Facebook exibe essas postagens para pessoas com características semelhantes e, assim, a página obtém organicamente mais fãs ou assinantes.

O tópico da página do Facebook quase não importa, porque há tantos usuários que você também pode abordar grupos-alvo muito especiais, como:

  • Gatos
  • Cachorros
  • Piadas
  • Brincadeiras

Se você alcançou uma certa quantidade de seguidores, pode vender essa página. Um seguidor vale cerca de 2 a 4 centavos, dependendo do tópico da página. Se você tem 10.000 seguidores, o valor da página é de 200 a 400 reais.

Atenção: A compra e venda de páginas do Facebook não é permitida de acordo com as diretrizes do Facebook. Se você for pego, a página será fechada. No entanto, é comum no Facebook. Milhares de páginas do Facebook mudam de mãos todos os dias.

Página do Facebook em combinação com marketing de afiliados

Para quem não ouviu falar em marketing de afiliados, muitas empresas oferecem programas de parceiros. Se você se inscrever em tal programa de afiliados, receberá um link de referência muito especial. 

Sempre que alguém fizer uma compra ou se cadastrar por meio deste link especial, você recebe uma porcentagem do faturamento. O percentual fica entre 1% e 80% do faturamento, dependendo do provedor.

Se você tem uma página no Facebook, pode adicionar esses links nas postagens ou nos botões fornecidos para essa finalidade.

O segredo é que a fan page deve ser a mais especial possível. Vamos supor que estamos construindo uma página do Facebook para o tópico de educação canina.

Em seguida, você pode fazer postagens com dicas e muitas informações valiosas. Em seguida, adicione os links para treinamento específicos para animais.

Não se concentre apenas no dinheiro! Veja seus seguidores como amigos! Se você entrar em uma loja e for atacado pelo vendedor que tem sinais de reais nos olhos, você certamente também seria dissuadido. 

Se você agregar valor ao seu público-alvo, com dicas, obterá muito mais seguidores a longo prazo e ganhará mais dinheiro.

Ganhe dinheiro com grupos do Facebook

Ganhar dinheiro com grupos do Facebook funciona de forma semelhante às páginas do Facebook. Em poucos segundos, você pode criar seu próprio grupo no Facebook e começar a convidar membros.

Aqui, também, você pode escolher qualquer tópico e trocar ideias com as pessoas. Mas cuidado para ganhar dinheiro com grupos no Facebook, você precisa de sensibilidade. 

O número de membros do grupo deve ser de cerca de 5.000 antes de você iniciar a monetização. Além disso, você só deve colocar publicidade que ajude as pessoas do grupo. Caso contrário, elas não irão mais confiar em você!

A que potenciais parceiros de publicidade prestam atenção?

Parceiros potenciais de publicidade prestam atenção à atividade dos membros do grupo. Se a interação nos grupos for muito baixa, será difícil encontrar potenciais parceiros de negócios que queiram anunciar no grupo do Facebook.

Os membros do grupo podem ser dissuadidos por spam e publicidade excessivos. Como resultado, muitos deixam o grupo e a dinâmica do grupo diminui.

Além disso, a qualidade do conteúdo no grupo deve ser alta!

Como administrador de um grupo, você deve sempre garantir que as interações ocorram. Isso pode ser alcançado através de tópicos interessantes e bom atendimento ao grupo.

Quanto menos você permitir que outros membros publiquem spam, maior o engajamento dos membros.

A colocação de publicidade própria (links afiliados) deve ser útil. Além disso, você deve conhecer o produto ou serviço anunciado antes de recomendá-lo. Se você seguir apenas o dinheiro e colocar publicidade inadequada, isso pode se tornar extremamente desconfortável.

Publicações patrocinadas

Muitas lojas online, empresas ou prestadores de serviços pagam aos proprietários de grandes páginas do Facebook muito dinheiro por links ou postagens individuais. Para receber oferta de postagens patrocinadas, você deve ter uma grande fã page.

Usuários que criam seu próprio conteúdo são muito importantes para o Facebook. O que vem funcionando no YouTube há anos agora também é se estabelecer no Facebook. 

Para isso, o Facebook criou a contrapartida do Google Adsense. Proprietários de páginas de fãs, ou pessoas que criam seus próprios vídeos, agora têm a oportunidade de anunciar.

O Facebook promete não apenas pagamentos sustentáveis para parceiros, mas também muitas possibilidades de anunciar de forma flexível. Por exemplo, é possível decidir por si mesmo quando e com que frequência a publicidade deve ser exibida no vídeo.

Além disso, o chamado Creator Studio suporta o gerenciamento do conteúdo de suas próprias páginas. Por exemplo, é possível publicar suas postagens de maneira controlada pelo tempo e visualizar suas estatísticas.

Como ter sucesso no Facebook?

Publique conteúdo envolvente

Vamos começar do começo com esse truque que nada mais é do que o bom senso, mas que poucas páginas do Facebook realmente colocam em prática. Para ter fãs no Facebook, você deve postar conteúdo de alto valor em sua página do Facebook.

Afinal, por que os usuários devem segui-lo no Facebook? A menos que você seja Coca-Cola ou Starbucks, você não atrairá multidões apenas com seu logotipo. 

Você terá que se armar de paciência, destacar suas qualidades e contar uma história que desperte interesse e faça eles quererem saber mais sobre si.

A primeira dica para ter mais fãs no Facebook é, portanto, publicar conteúdos envolventes, que serão curtidos, comentados e compartilhados na rede social. Para que o conteúdo seja envolvente, ele deve ser único e ter alto valor agregado.

Conteúdo de alto valor agregado é um conteúdo que deve atender a pelo menos uma das seguintes características: entreter, informar, resolver ou educar. 

Quer mais fãs no Facebook? Pergunte a si mesmo antes de cada publicação o que ela pode trazer para seus fãs. Se a resposta não for nada, é melhor parar!

Publique conteúdo regularmente

Para ter mais fãs em sua página do Facebook, você deve trabalhar em um calendário editorial que permita que você publique regularmente (e de forma eficaz!). 

O volume de postagens na sua página do Facebook é decisivo: se você não publicar o suficiente, os usuários não o verão, se você postar demais, eles vão desistir de você!

Para a frequência, na verdade, trata-se de entender quando os seus fãs estão online para que sua página no Facebook faça parte do dia a dia deles. 

Fale com seus fãs

Se você seguiu as duas dicas anteriores corretamente, as postagens na sua página do Facebook devem gerar engajamento e comentários. 

Não deixe esses comentários sem resposta, responda os seus fãs, faça perguntas, alimente o debate. Pelo menos, lembre-se de agradecer aos seus fãs por seus comentários.

Faça vídeos ao vivo

Em um momento de conexão perpétua, o smartphone, a publicação excessiva de conteúdo, o vídeo é uma alavanca de comunicação essencial. Nessa situação, os vídeos ao vivo no Facebook são uma oportunidade real.

O vídeo ao vivo não só permite que você transmita conteúdo exclusivo, mas também interaja com seus fãs que fazem perguntas e compartilham seus comentários com você em tempo real. É uma ótima maneira de envolver seus fãs e ganhar proximidade.

Além disso, após a transmissão ao vivo, o vídeo permanece disponível e você pode destacá-lo em sua página do Facebook. 

Não se trata de complicar. Você tem um smartphone? Então, você tem tudo o que precisa para fazer vídeos ao vivo no Facebook! Você pode fazer tutoriais, demonstrações de produtos… ideias não faltam.

Promova sua página no Facebook em todo lugar

Todas as oportunidades são boas para conquistar fãs no Facebook. E só porque estamos falando do Facebook não significa que não seja possível promovê-lo em outras alavancas. 

De fato, não hesite em promover sua página no Facebook em seu blog ou site. Claro, lembre-se também de colocar um ícone do Facebook em algum lugar no topo ou rodapé.

Além disso, aproveite também as outras redes sociais para divulgar sua página no Facebook. Se as pessoas te seguem em algum um lugar, não há razão para elas não te seguirem no Facebook: desde que você tenha o cuidado de postar conteúdo exclusivo no Facebook e não copiar e colar o que você faz em outras redes sociais.

Entre em contato com influenciadores em sua área de atuação

Por definição, influenciadores são pessoas que reúnem milhares de fãs nas redes sociais. Dessa forma, sua comunidade é importante e comprometida. Essa é uma ótima oportunidade para você divulgar sua página no Facebook e conquistar fãs.

Depois de identificá-los, sugira que influenciadores do seu setor destaquem sua página no Facebook. Aqui, você precisa ser habilidoso: novamente, por definição, um influenciador é solicitado diariamente pelas marcas para promovê-lo. 

Para atrair a atenção deles, você deve, portanto, ter uma abordagem ultrapersonalizada, garantir que sua página no Facebook corresponda à linha editorial dos influenciadores-alvo e, finalmente, oferecer a eles um valor interessante.

Gostou de saber mais sobre como ganhar dinheiro no Facebook? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *