Como Trabalhar Home Office em 2020 – Guia Completo

Tempo de leitura: 4 minutos

Home Office quer dizer escritório em casa e é uma forma de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância através da Internet.

O que era algo incomum para muitas empresas, se tornou uma necessidade com a situação mundial em relação ao COVID-19. Se você se deparou com o home office agora, fique tranquilo, esse guia vai te ajudar.

Para trabalhar home office você precisa de:

  • Um notebook/desktop;
  • Um Smartphone;
  • Conexão com a Internet;

Neste artigo, vou te explicar as características sobre trabalho home office e por onde começar ainda hoje!

O Que é Home Office?

Apesar da tradução literal indicar que o termo Home Office é o escritório em casa, na verdade, ele não se limita apenas a isso.

Os profissionais que atuam por meio desse regime de trabalho podem optar por locais alternativos que não sejam um escritório.

Nesse caso, um Home Officer pode muito bem levar o seu notebook e o smartphone para algum local que permita acesso à internet e assim executar as suas tarefas em qualquer lugar do mundo e até mesmo em ar livre. Tais lugares podem ser de casa, um café, um hotel, um aeroporto, um parque ou um coworking.

Por Que o Trabalho Home Office?

Algumas empresas incentivam os seus funcionários a trabalharem no modo Home Office destacam que, além de economizar com transporte, alimentação e infraestrutura, também notam o aumento na produtividade e qualidade de vida do colaborador assim tendo uma redução de gastos considerável.

Como Funciona o Trabalho em Casa?

Home Office não é uma modalidade acessível para todos os profissionais. É mais indicado para algumas profissões que dependem de um computador e uma boa conexão com a internet.

Se você busca por trabalho home office, prepare-se para encontrar algumas características que podem mudar de empresa para empresa:

100% Remoto: não será necessário comparecer na sede ou escritório da empresa mesmo que eventualmente.

Home Office Híbrido: Empresas que oferecem opções remoto e/ou também no escritório.

Vantagens e Desvantagens de Home Office

Veja as principais vantagens e desvantagens do Home Office:

Vantagens:

  • Economia: você economiza com transporte e alimentação.
  • Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente.
  • Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.
  • Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.
Desvantagens:
  • Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix podem atrapalhar o andamento das suas atividades, concentração e produtividade.
  • Interatividade: Tem pessoas que precisam estar em um ambiente que permita interação e integração com outros. Avalie se é o seu caso.
  • Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso.

Confira algumas dica:

1. Invista em um Ambiente Adequado

Um ambiente adequado e bem organizado faz você se tonar mais produtivo assim, aumentando o seu desempenho em home office.

2. Tenha um Ambiente Sem Distrações

Evite trabalhar em lugar abertos como sala ou cozinha, pois cada distração pode te atrapalhar, como qualquer barulho, já tira toda sua atenção no que você estava focado.

3. Trabalhe em Local Silencioso

Um local silencioso te ajuda a obter mais foco nas tarefas em que está realizando. Procure trabalhar em seu quarto se possível.

4. Tenha uma Conexão de Internet Estável

Ter uma boa conexão com a Internet é essencial para que você trabalha home office, as vezes, você tem horário para entregar alguma tarefa e não irá conseguir devido a lentidão de internet, principalmente, se for fazer uploads.

5. Planeje as Tarefas do Dia

Aplicativos como o Trello pode te ajudar a definir as tarefas diárias, te torando mais produtivo, e lembre-se se dar um pausa de 15-30 minutos, tome um ar, depois volte as tarefas.

6. Faça Intervalos Periódicos

Resumindo o que é home office:

Home office, também conhecido como trabalho remoto, signfica trabalho em casa e é uma modalidade de trabalho que permite que as pessoas trabalhem de casa ou qualquer outro local, sem necessidade de deslocamento para um escritório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *