Como ganhar dinheiro no Youtube: 9 regras fáceis

Tempo de leitura: 12 minutos

Como ganhar dinheiro no Youtube… Quem não sonha com isso? Mas, acima de tudo, quantas pessoas realmente têm sucesso?

Na verdade, apenas pessoas que têm conhecimento de como monetizar seus canais conseguem entendercomo ganhar dinheiro no Youtube

Claro que, mesmo que tenhamos um assunto pelo qual somos apaixonados e comecemos a criar nosso canal no Youtube, a questão do dinheiro surgirá, mais ou menos rapidamente.

É bom produzir conteúdo (essencialmente gratuito), mas você ainda precisa ter os meios financeiros e o tempo para fazê-lo.

De fato, esse é exatamente o dilema enfrentado por quase todos os criadores de conteúdo.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como ganhar dinheiro no Youtube, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

9 regras para saber como ganhar dinheiro no Youtube

1. Torne-se um parceiro do YouTube e ganhe com os anúncios

Tornar-se um parceiro do YouTube é o primeiro passo essencial para maximizar os ganhos com vídeos do YouTube. Porque só assim você poderá anunciar em seus vídeos (e ganhar dinheiro).

Os parceiros do YouTube têm acesso a vários fluxos de receita – não apenas anúncios, mas taxas de assinatura do YouTube Premium e recursos que afetam as carteiras de seus fãs diretamente, como Super Chat, assinaturas de canal e merchandising (vou falar mais sobre isso mais tarde).

Mas como posso me tornar um parceiro do YouTube?

Antes de continuar, você precisa deixar claro para o YouTube que você deseja ganhar dinheiro com o seu canal. Ou seja, que você permite que ele coloque anúncios de outras pessoas em seus vídeos.

Para avisar o Google, basta seguir esses passos simples

  • Primeiramente, você precisa estar com sua conta ativa, ou seja, com o login ativo
  • Em seguida, você deve clicar no ícone que está na parte superior direita
  • Clique em Creator Studio.
  • Depois, basta clicar em canal e em seguida, em status
  • Agora é só clicar em ativa a monetização.
  • Finalmente, você precisará concordar com os Termos do YouTube.

Feito isso, você precisará criar uma conta do Google AdSense para acessar a rede de publicidade do Google. Todos os criadores do YouTube podem se inscrever no Google AdSense depois de atingir 1.000 inscritos e 4.000 horas de visualização.

como ganhar dinheiro no Youtube

2. Faça vídeos de qualidade!

Para qualquer pessoa que queira saber como ganhar dinheiro no Youtube é fundamental entender que criar vídeos no Youtube é um trabalho de verdade.

Se você realmente quer ganhar dinheiro com vídeos do Youtube, você tem que pensar em fazer vídeos de alta qualidade.

Esqueça a possibilidade de fazer um vídeo do seu gato e pensar que vai ganhar milhões de dólares. Não funciona assim.

Hoje, Youtubers são editores de mídia. A realidade é que a geração nascida após a década de 1980 está mudando cada vez mais da mídia tradicional para a mídia digital.

É importante que, ao iniciar no Youtube, você deixe de pensar em ganhos no primeiro momento. Isso porque, você precisará ter um pouco de paciência para ver os primeiros dólares chegar. 

Primeiro, você precisa aprender o básico para ser um YouTuber. Você precisa enviar conteúdo de alta qualidade constantemente e desenvolver seu canal. Somente neste ponto você poderá monetizar seu canal.

3. Ganhe dinheiro com o Youtube através de links afiliados

A promoção de links de afiliados pode ser uma grande oportunidade de ganho para canais que oferecem tutoriais e análises aprofundadas de produtos. 

Por exemplo, se você recomendar um produto e um usuário acessar seu link de compra, você começará a ganhar comissões. Você pode colocar esses links nas primeiras linhas de sua descrição e falar sobre seu link em seu conteúdo de vídeo.

Publicar links de afiliados no YouTube tem uma semelhança típica com a promoção de links de afiliados em um site.

Assim como um site, um link de afiliado no Youtube tem um bom desempenho se você compartilhar um bom conteúdo em seus vídeos.

Para construir a confiança do seu público, ajude-o a resolver problemas reais e forneça tutoriais. 

Existem muitos programas de afiliados que você pode aderir. Você pode criar parcerias com diferentes empreendedores por meio de portais como Hotmart ou inserindo links diretamente para os produtos de que está falando, entrando em contato com o próprio fabricante.

4. Domine o SEO do YouTube

Dominar o SEO do Youtube significa aprender os mecanismos por trás da indexação de vários vídeos.

Isso é aprender a arte de SEO.

Para fazer uma análise rápida das buscas por palavras-chave, proceda como você normalmente faria no Google (por exemplo, usando o clássico SEMrush), no entanto, pense um pouco diferente com base no que as pessoas procuram no YouTube.

Em seguida, certifique-se de usar as palavras-chave mais importantes no título, na descrição e nas tags do vídeo.

Depois de começar, você pode verificar o relatório do YouTube “Origem do tráfego: pesquisa do YouTube” para ter uma ideia do que as pessoas procuram quando encontram seus vídeos.

Palavras-chave sobre guias “como fazer…”, resenhas, tutoriais e videoclipes de entretenimento estão entre os mais procurados no Youtube.

Em geral, lembre-se de que existem cinco principais fatores de classificação de SEO no YouTube a serem considerados:

  • Tempo de visualização
  • Número de comentários
  • Inscrições depois de assistir a um vídeo
  • Relação gostar / não gostar
  • Duração do vídeo

Estes são apenas alguns dos fatores de SEO mais importantes para o Youtube!

Lembre-se: um vídeo bem indexado será mais visível tanto nas pesquisas quanto nos “vídeos recomendados”. Assim sendo, aprender sobre esses fatores de SEO será essencial para trazer mais visualizações aos seus vídeos!

5. Não se limite ao Brasil!

O fato de criar vídeos apenas em português ou criar vídeos para usuários estrangeiros depende inteiramente de você.

Lembre-se de que criar vídeos adequados para um público internacional significa ter um público potencial de 6 bilhões de pessoas.

Nesse caso, considere seriamente fazer vídeos em inglês. O potencial de ganhos é enorme.

Mas como ganhar dinheiro no Youtube em inglês?

Se o problema é não saber inglês, saiba que é um “problema” mais do que solucionável.

Por exemplo, existem vários softwares que permitem a leitura de textos em diferentes idiomas.

Isso significa que você pode criar vídeos em praticamente qualquer idioma. Basta criar a trilha de áudio e, em seguida, criar diferentes vídeos com diferentes trilhas de áudio.

Se o seu vídeo também pode interessar a um público estrangeiro … por que não o experimentar? Os resultados podem ser realmente inesperados! (E o potencial de ganho é definitivamente amplificado).

6. Ganhe dinheiro no Youtube pedindo ajuda aos seus fãs

Pedir ajuda aos seus fãs agora é uma prática real.

Se você conquistou fãs leais, incentivá-los a fazer uma doação ao seu canal pode ajudar a financiar seus novos vídeos e aumentar seus lucros.

Existem plataformas que fazem exatamente isso, tornando mais fácil para os fãs ajudarem os criadores de conteúdo.

Por exemplo, você já ouviu falar do Patreon?

O Patreon é uma plataforma que permite que fãs ou “usuários” paguem aos criadores de conteúdo por seu trabalho. Muitos desses criadores são influenciadores: no Instagram, no YouTube ou no Snapchat.

Usando o Patreon, esses criadores estabelecem benefícios e recompensas para os usuários, oferecendo conteúdo exclusivo e em troca de suporte financeiro.

7. Crie um canal específico do YouTube para determinados usuários

Se você quer como ganhar dinheiro no Youtube, esqueça a ideia de fazer vídeos de “um pouco de tudo”.

O seu canal do Youtube, pelo menos no início, deve ter uma linha líder e falar sobre os vários aspectos deste assunto.

Pode ser fotografia, viagem, videogame ou um tema de sua escolha.

Você já percebeu que os youtubers mais importantes têm uma linha lógica ligada aos argumentos por trás dos vídeos que fazem?

Claro, um youtuber com milhões de assinantes também pode criar vídeos mesmo sobre os tópicos mais díspares, porque o Youtube o recompensará pelo mero fato de ser um influenciador para milhões de pessoas.

No entanto, especialmente no início, é importante dar ao seu canal do Youtube uma identidade precisa.

Isso ocorre por duas razões principais.

  • Seus usuários entendem imediatamente que você está lidando com um determinado tópico, você é um especialista no assunto e se eles compartilharem um interesse, eles terão interesse em se inscrever
  • Os banners em seus vídeos irão caber nos tópicos, resultando em conversões MUITO melhores.

Este é o melhor método absoluto para otimizar seu canal do YouTube para uma excelente monetização. Por isso, escolha o seu nicho, torne-se um parceiro do YouTube e promova o conteúdo de que seu público vai gostar.

O YouTube é uma forma de passar sua mensagem, mas você pode ganhar mais dinheiro usando o YouTube em conjunto com um blog. Desta forma, você pode enviar pessoas do Youtube para o seu blog, com o dobro das chances de monetização e eventuais vendas.

8. Você também pode ganhar com o Youtube com usuários do Youtube Premium

O YouTube Premium permite que os usuários paguem US $ 9,99 por mês para assistir ao YouTube sem anúncios.

No entanto, mesmo sem anúncios, os criadores de conteúdo ainda podem gerar dinheiro e ganhar dinheiro com vídeos, com base no tempo de exibição. 

Existem análises conflitantes sobre o aumento ou diminuição nas taxas de CPM do YouTube Premium em comparação com a monetização clássica com anúncios, mas a verdade é que o Youtube calcula a média dos ganhos de vídeos “semelhantes”, portanto, seus ganhos serão semelhantes.

Lembre-se de que o YouTube Premium paga de acordo com os tempos de visualização, então sempre verifique isso em seu YouTube Analytics. Será crucial no orçamento de monetizar seus vídeos!

9. Mantenha os usuários viciados em seus vídeos pelo maior tempo possível

O fator mais importante de SEO absoluto no Youtube (mas também na monetização, indiretamente) é o tempo de visualização.

Os vídeos assistidos por mais tempo mostram ao= Youtube que seu conteúdo é de qualidade, interessa seu público e merece melhores posições nos rankings de pesquisa.

O melhor deles acaba na importante coluna de “vídeos recomendados”!

Portanto, tempos de exibição mais longos resultam em maior exposição, o que leva a mais usuários que verão seu vídeo, o que, por sua vez, resultará em mais receita.

Ter um alto tempo de visualização é FUNDAMENTAL para monetizar os vídeos do YouTube da melhor maneira possível

Lembre-se que o Youtube ganha dinheiro se você ganha dinheiro, por isso é do seu interesse que os vídeos que você propõe sejam de alta qualidade, e capazes de manter o seu público grudado no monitor!

Mas como você consegue longos tempos de exibição?

De fato, a arte de despertar o interesse do público não é trivial e é o que distingue um “apresentador que vale milhões de reais por episódio” de um medíocre.

No entanto, um truque que muitos youtubers usam é adicionar efeitos especiais ou criar vídeos com software de edição simplificado.

Você acha que efeitos especiais, desenhos animados ou montagens especiais são necessariamente feitos por especialistas?

Eu garanto que não. É simplesmente uma questão de usar um software adequado.

Existem infinitos no mercado. Pessoalmente, sempre preferi usar (e ainda uso) aqueles que oferecem o melhor resultado com o mínimo de esforço. Isso porque, isso reduz o tempo de criação do vídeo.

como ganhar dinheiro no Youtube

Conclusão

Em suma, vamos encarar, mesmo que existam várias maneiras de ganhar dinheiro com seu conteúdo, lembre-se, é melhor diversificar suas fontes de renda.

Aliás, você certamente já viu que muitos youtubers fazem isso naturalmente. Eles possuem vários tipos de monetização, dependendo do período e de acordo com seus desejos. Só posso aconselhá-lo a fazer o mesmo.

Além disso, se você é novo nisso, necessariamente tentará vários tipos de remuneração. Você tentará alguns métodos que funcionarão mais ou menos. É testando que você verá o tipo ideal de monetização para você (e sua comunidade).

Gostou de saber mais sobre como ganhar dinheiro no Youtube? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *