Como ganhar dinheiro no Tiktok [GUIA COMPLETO]

Tempo de leitura: 12 minutos

O TikTok está se tornando cada vez mais popular. Mais de 10,7 milhões de usuários, a maioria jovens, já usam a rede para fazer upload de seus vídeos ou assistir a outros. Desde o início da pandemia do coronavírus, o número de usuários aumentou significativamente. Mas você sabe como ganhar dinheiro no Tiktok?

Ferramentas da indústria falam de mais de 300 milhões de novas instalações entre janeiro e março e mais de 800 milhões em todo o mundo durante o ano. 

Há muito tempo, estes não são mais apenas vídeos de dança e música: tutoriais de maquiagem e clipes de ação de tirar o fôlego também são muito populares. 

O aplicativo é tão bem-sucedido que todas as principais marcas e influenciadores o têm em mente há muito tempo. 

Para ajudar você a entender mais sobre como ganhar dinheiro no Tiktok, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como o TikTok funciona?

O TikTok é uma plataforma de vídeo pura. Os artistas de vídeo publicam principalmente vídeos engraçados, que se destinam principalmente a entreter o espectador. 

Em 2019, o TikTok já tinha mais de 600 milhões de instalações de aplicativos, tornando-se um dos aplicativos mais instalados atualmente. Apenas 3 anos antes, o aplicativo foi lançado.

Aplicativo TikTok

Se você mesmo quiser se tornar ativo no TikTok, primeiro crie uma conta. Para isso, o primeiro passo exige que o aplicativo seja baixado. Depois disso, você receberá uma breve introdução às funções do TikTok via vídeo. Agora você pode se registrar através do ponto de navegação “Perfil”.

Isso pode ser feito com uma conta existente do Google, Facebook ou Twitter ou com o nome e a senha. Para criar um vídeo, os usuários primeiro clicam no ícone de mais no meio da barra de menus.

Agora a visão da câmera aparece com a liberação redonda no meio. Se quiser, você pode adicionar um filtro em seu vídeo ou alterar a velocidade. O ícone da partitura também pode ser usado para adicionar uma música ao vídeo.

Agora que você já sabe mais ou menos como funciona essa plataforma de vídeos, eu vou lhe ensinar como ganhar dinheiro no Tiktok. 

De fato, existem várias maneiras de usar o TikTok para ganhar renda. Vamos ver juntos algumas delas!

Mas como ganhar dinheiro no Tiktok? É possível? 

Absolutamente! Mas, diferentemente do Youtube, influenciadores no Tiktok não podem ganhar dinheiro diretamente com publicidade. Aqui estão as principais formas para você saber como ganhar dinheiro no Tiktok.

Patrocínio 

No TikTok, o patrocínio geralmente assume a forma de vídeos que levam o rótulo de “conteúdo pago”. Influenciadores que já têm um certo alcance são frequentemente contatados diretamente pelas marcas. 

Claro, isso também é o contrário: influenciadores podem escrever diretamente para as empresas e sugerir uma parceria publicitária para elas. 

Plataformas, como Universal Music, Sony Music ou Warner Music, suportam usuários do TikTok se quiserem aumentar os números de streaming de uma música bem conhecida ou tornar uma música antiga conhecida novamente.

Venda de mercadorias

Muitos influenciadores no Instagram ou Youtube ganham dinheiro vendendo mercadorias. Isso também é possível com o TikTok. Os influenciadores convidam seus fãs a participar de vários desafios através da plataforma. 

Especialmente músicos fazem com que seus fãs carreguem vídeos de sincronização labial para suas próprias faixas. O interesse dos usuários também aumenta quando você transforma a batalha em uma competição. 

Fazendo esse tipo de batalha, aumentamos muito a visibilidade do nosso perfil. Dessa forma, podemos criar um mini loja e vender produtos que fabricamos ou ainda, comprar de atacadistas e vender por um preço superior, conseguindo uma boa margem de lucro.

Hoje em dia, existem várias formas de criar uma loja online, dentre as principais opções está o próprio WordPress, através do plug-in WooCommerce.

Certamente, essa é uma das melhores formas de saber como ganhar dinheiro no Tiktok. Afinal, é você quem define a margem de lucro.

Assim sendo, seus ganhos podem ser muito interessantes.

Marketing de afiliados

No TikTok, existem várias maneiras de ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Por um lado, os influenciadores podem classicamente adicionar links para seus vídeos do TikTok que levam ao seu próprio canal no YouTube ou Instagram. 

Os usuários que seguem influenciadores nesses canais se tornam automaticamente o grupo-alvo de links de afiliados jogados lá. 

Outra possibilidade é incluir códigos de desconto pessoais nos vídeos. Os usuários podem usá-los para suas compras na respectiva marca e o afiliado recebe uma comissão.

Esse sistema tem se tornado cada vez mais comum na internet. E você, como um influenciador, pode tirar proveito disso! 

Tudo o que você precisa fazer é selecionar bons produtos para promover, aqueles que realmente irão atender o seu público de uma maneira única.

De fato, se você conseguir vender um produto que resolva o problema de uma pessoa, você poderá ganhar muito dinheiro com o marketing de afiliados.

como ganhar dinheiro no Tiktok

Doações em transmissões ao vivo

Os usuários do TikTok podem comprar as chamadas “moedas” com dinheiro real, que podem doar para outro usuário. Se você quiser receber o maior número possível de doações, você deve entrar regularmente ao vivo com conteúdo emocionante. 

Idealmente, sempre que a maioria das pessoas de seu próprio grupo-alvo estiver online. Eles então doam suas moedas como presentes digitais, que representam símbolos diferentes. 

Por exemplo, um panda vale 5 moedas. Moedas coletadas podem, por sua vez, ser convertidas em diamantes virtuais. Esses diamantes podem ser retirados por um influenciador via PayPal em dinheiro real.

Apesar de não trazer muito lucro, essa é uma excelente forma de complementar sua renda no TikTok.

Cooperação com o Shopify

Em outubro de 2020, a Bytedance, a empresa por trás do aplicativo TikTok, anunciou uma cooperação com a plataforma de software da loja Shopify. Inicialmente, no entanto, as ferramentas correspondentes estavam disponíveis apenas para comerciantes do Shopify nos EUA. 

Esperamos que em breve, os varejistas Shopify do Brasil também possam usar a integração TikTok. Através da parceria, os varejistas podem criar anúncios em vídeo no feed diretamente no Shopify e apresentá-los aos mais de 100 milhões de usuários ativos mensais do TikTok. 

Além disso, eles podem acessar as principais funções do Gerenciador de Anúncios do TikTok através da nova integração do TikTok sem sair do painel do Shopify. 

Vamos aguardar essa novidade chegar no Brasil, não é mesmo?

Mais ferramentas de marketing planejadas

Baseado no concorrente Instagram, o TikTok quer lançar ainda mais funções de marketing semelhantes no final deste ano. O TikTok se concentra em televendas e links de comissão. 

Os planos do TikTok que os usuários classificados como “importantes” podem compartilhar links para produtos e, assim, receber automaticamente uma comissão sobre as compras. Para as empresas, também há a oportunidade de apresentar seus produtos em diferentes catálogos. 

O TikTok tenta vincular conteúdo e compra ainda mais de perto com formatos especiais de televendas. Os influenciadores desempenham um papel importante nisso: eles devem ser capazes de apresentar produtos ao vivo e, em seguida, encaminhar seu público para a compra com poucos cliques. Isso também cria oportunidades atraentes para afiliados.

Publicidade paga? Isso também é possível!

O TikTok oferece a seus usuários diversas opções de publicidade paga. Estes incluem:

  • Desafio Hashtag
  • Aquisição de marca
  • Vídeo Nativo no Feed
  • Efeito de Marca
  • Influenciador personalizado
  • TopView 

Por exemplo, o desafio da hashtag cria conteúdo sobre um tópico específico. Os anunciantes podem então anunciá-los adicionalmente usando uma hashtag. Os custos dependem, entre outras coisas, dos Usuários Ativos Mensais. 

Enquanto os usuários do TikTok percorrem seu feed, as chamadas postagens “Para você” são exibidas para eles. Estes têm de 5 a 15 segundos de duração e também podem ser anunciados por uma taxa.

Embora as empresas possam colocar publicidade paga no TikTok há muito tempo, ainda não há uma plataforma central para os formatos de marketing do aplicativo. 

Colocar publicidade no TikTok foi, portanto, bastante trabalhoso. A plataforma de publicidade “TikTok for Business” agora deve mudar isso.

Como usar o algoritmo TikTok para si mesmo?

Quando você abre o TikTok e acaba no seu feed, um fluxo de vídeos adaptados aos seus interesses será exibido. Assim, você pode facilmente encontrar conteúdo e autores que ama.

Este feed é suportado por um sistema de recomendação que fornece a cada usuário conteúdo que provavelmente será de interesse para esse usuário em particular.

De acordo com a plataforma, três fatores diferentes são responsáveis por isso:

  • Interações do Usuário: Vídeos que os usuários curtem ou compartilham, contas que seguem, comentários que publicam e conteúdo que criam
  • Informações sobre o vídeo: Vídeos que contêm detalhes como legendas, sons e hashtags têm maior chance de serem considerados pelo algoritmo TikTok
  • Configurações do dispositivo e da conta: Configurações de idioma e país, bem como o tipo de dispositivo, também são importantes. Esses fatores são importantes para poder exibir o conteúdo de maneira otimizada para os usuários. 

O TikTok também enfatiza que aumenta o alcance de um vídeo se os usuários o assistirem até o final. Conteúdo emocionante de seus vídeos é, portanto, de grande importância. 

No entanto, o TikTok difere de outras redes sociais em um aspecto: Ao contrário do Instagram e afins, o algoritmo verifica cada clipe individualmente e depois o reproduz em um feed de usuário adequado. Dessa forma, o desempenho anterior e o status de uma conta não afetariam o algoritmo.

Dicas para ter sucesso no TikTok

Complete seu perfil 

Criar um vídeo viral é bom. Atrair assinantes é melhor. Aliás, um vídeo que explodiu não vai garantir que você atraia assinantes para o seu perfil de forma sustentável. Por isso, a primeira coisa a se fazer, quando você começa no TikTok, é cuidar um pouco do seu perfil. 

A imagem do perfil é certamente o ponto mais importante a ser levado em conta, já que é essa imagem que permite que as pessoas te reconheçam. 

Dado o seu pequeno tamanho, não hesite em capturar uma foto bem legível e, acima de tudo, favorecer cores brilhantes para incentivar os usuários a clicar.

Cuide dos seus vídeos que você vai fazer

No TikTok, o smartphone é o preferido para gravar, já que é com o aplicativo que você pode adicionar efeitos, textos, filtros ou qualquer outro elemento de edição. 

Assim, um smartphone com boa qualidade de vídeo continua sendo essencial se você realmente quiser que os usuários se inscrevam em sua conta. 

Algumas dicas podem melhorar drasticamente a qualidade do seu conteúdo, como iluminação. Ilumine bem suas cenas, favoreça vídeos estáticos, e seu conteúdo já parecerá muito mais profissional. 

Posteriormente, o Tiktok oferece uma infinidade de “efeitos de beleza” para corrigir o brilho da imagem, ou filtros para dar uma aparência um pouco mais original. 

Obviamente, não abuse disso para não tornar a imagem ilegível. Por fim, não se esqueça de girar verticalmente (formato 9:16) para ocupar o máximo de espaço possível na tela.

Use hashtags

Assim como no Twitter e no Instagram, o TikTok dá muito espaço para hashtags em sua plataforma, talvez até mais do que em outras redes. Isso permitirá que os algoritmos do TikTok entendam melhor sobre o que é o seu vídeo e, assim, facilitarão a oferecê-lo aos usuários que possam estar interessados. 

Você também será referenciado nas hashtags associadas, caso um usuário faça uma pesquisa sobre esse assunto. No entanto, como acontece com todos, não abuse disso: quatro ou cinco hashtags no máximo são mais do que suficientes.

Conclusão

O TikTok há muito tempo se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares. Embora o aplicativo tenha sido inicialmente popular entre os jovens, agora ele passa por todas as faixas etárias. 

Influenciadores e marcas também usam o TikTok para aumentar seu alcance e abrir novos mercados. Se você quiser saber como ganhar dinheiro no Tiktok com seus vídeos, pode fazê-lo de várias maneiras. 

Autenticidade e vídeos emocionantes no TikTok são o alfa e o ômega, por isso, não deixe em investir nesses recursos. Estou curioso para ver como o TikTok se desenvolverá ainda mais.

Gostou de saber mais sobre como ganhar dinheiro no Tiktok? Então não deixe de acompanhar os demasi artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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