7 Passos para ter Sucesso como Freelancer

Tempo de leitura: 9 minutos

O que é um Freelancer?

Freelancers ou trabalhadores autônomos são indivíduos autônomos que não estão necessariamente comprometidos com um determinado empregador a longo prazo. Freelancers geralmente desfrutam da flexibilidade para trabalhar em casa (ou de qualquer lugar que quiserem) em seu próprio horário.

O freelancing tornou-se cada vez mais popular com o avanço das tecnologias digitais e mercados de trabalho flexíveis na chamada “nova economia” ou “economia do conhecimento” apoiada pela Internet.

Alguns dos campos mais predominantes para trabalhos autônomos são marketing digital, design, escrita, tradução, programação, desenvolvimento web e consultoria em geral.

Se você está interessado em se tornar um freelancer de sucesso, mas tem pouca ou nenhuma experiência sobre este tema, então os seguintes passos são certos para você.

PASSO 1: FOCO NOS PRINCIPAIS SITES FREELANCERS

Há literalmente dezenas de sites freelance lá fora, e pode ser esmagador decidir por onde começar. Então você precisa ser estratégico.

Se você tem pouca ou nenhuma experiência de freelancer online, sugiro que você comece focando em uma dessas quatrplataformas: Upwork, Fiverr, Freelancer, Workana ou 99designs. Os três primeiros são para trabalhos autônomos em geral, enquanto este último é especializado em trabalhos de design.

Aproveite para ver o que eles têm em comum e o que os torna diferentes.

Por exemplo, na Fiverr, os freelancers criam um show (apresentação de seus serviços) (por exemplo, “vou melhorar e otimizar o SEO do seu site”) e configurar diferentes planos de preços, dependendo da complexidade de cada pacote. Por outro lado, na Upwork ou Freelancer, são os clientes que postam empregos e definem um orçamento, enquanto o freelancer pode navegador projetos disponíveis para trabalhar. Tanto no Freelancer quanto no 99Designs, os clientes também podem criar concursos aos quais freelancers podem entrar.

PASSO 2: FOCO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS

Depois de saber sobre as peculiaridades de cada um dos principais sites freelancers, é hora de escolher um e preencher as informações do seu perfil.

Para começar, você precisa identificar uma ou algumas habilidades específicas em que você é bom. Se você não é bom em nenhuma das categorias de trabalho disponíveis neste momento, tente identificar uma habilidade específica que lhe atraia, algo que você sente que pode ser um bom ajuste para você.

Um exemplo de uma habilidade específica seria o PowerPoint ou o Design de Apresentação, em oposição a algo mais amplo como Design. A vantagem de escolher uma habilidade específica nesta fase é que ela ajuda você a se concentrar em um nicho, facilitando para você adquirir conhecimento e desenvolver autoridade nesse nicho.

Mesmo que você seja bom ou interessado em um monte de coisas diferentes, aposto que há uma coisa que mais te atrai. É nisso que você deve se concentrar no início para começar a construir seu portfólio.

Deixe os clientes em potencial saberem o que faz de você um bom candidato para seus trabalhos, mas seja sempre honesto sobre sua experiência.

Se você é um iniciante, certifique-se de que isso esteja claro nas informações do seu perfil. Nem todo cliente está procurando especialistas, pois todos os projetos são sempre restritivos pelo orçamento. Em outras palavras, o recurso ideal não é necessariamente o mais qualificado.

Preencher seu perfil é uma das coisas mais importantes que você precisa fazer antes de obter seu primeiro cliente, então faça todo o esforço para fazer o seu melhor nesta etapa — esta é a sua primeira chance de causar uma impressão.

PASSO 3: FOCO NO DESENVOLVIMENTO OU MELHORIA DAS HABILIDADES

Agora que você identificou quais habilidades específicas você é bom ou lhe interessa mais, é hora de bolar um plano sobre como afiar seu talento.

Lembre-se, os empregos estão evoluindo em um ritmo mais rápido do que nunca. Mesmo que você seja muito bom hoje em, digamos, SEO, você precisa manter-se atualizado com as tendências e ferramentas relacionadas a essa habilidade, que pode mudar drasticamente de tempos em tempos. A educação é a chave para freelancers de todas as áreas, e é um processo contínuo e interminável.

É importante que, no início, você se concentre em aprimorar habilidades que são fundamentais para o serviço que você fornece, pois eles trabalharão como base sobre onde sua reputação de freelancer será construída. Assim, por exemplo, como um designer de apresentação de nível de entrada, você pode gostar de se concentrar em dominar o PowerPoint primeiro, que é uma habilidade central para o design de apresentação, só então para se concentrar em outras habilidades mais diversas e complementares, como ilustração, design gráfico, etc.

PASSO 4: FOCO NOS PRIMEIROS CLIENTES IDEAIS

Até agora você já se registrou em um grande site freelance, definiu uma habilidade específica para se concentrar e as habilidades principais para desenvolver ou melhorar. Agora é hora de conseguir seus primeiros clientes.

Considero este passo como um dos mais estratégicos para um freelancer iniciante, pois é a base para começar a construir reputação.

Focar nos primeiros clientes ideais significa que você não quer aceitar qualquer trabalho que venha em seu caminho. Você precisa ser exigente sobre quais clientes e projetos você quer trabalhar.

Eu sei que isso pode soar controverso desde que os freelancers iniciantes não devem estar em posição de escolher clientes, então deixe-me explicar.

No início, você começa com zero avaliações e nada que indique sua reputação. Então, nesta fase, seu objetivo deve ser cumprir completamente ou mesmo superar as expectativas de seus primeiros clientes, para que eles fiquem felizes e obrigados a enviar um feedback positivo sobre você.

Uma maneira de conseguir isso é apenas se envolver em projetos e trabalhar para clientes a quem você é capaz de fornecer um nível satisfatório de serviço, mesmo que você seja apenas um iniciante. Evite participar de projetos que exijam um nível de especialização além do que você pode fornecer.

Além disso, antes de aceitar seus primeiros clientes, verifique se eles têm uma boa reputação e se eles oferecem feedbacks positivos e de alta qualidade. Especialmente no início, quando você tem pouco ou nenhum sinal de reputação, você não quer se envolver com clientes de alto risco que podem prejudicar a reputação que você nem tem ainda.

PASSO 5: FOCO NA CONSTRUÇÃO DE UMA REPUTAÇÃO FORTE

Depois de conseguir seu primeiro punhado de clientes, é hora de se concentrar em conseguir mais. A melhor maneira de conseguir isso? Construa uma reputação forte.

E como você pode construir uma reputação forte como freelancer? Ao fornecer um serviço que atenda ou exceda as expectativas de seus clientes.

  • 1. Você tem todas as habilidades necessárias para o projeto

Se o projeto é um projeto de apresentação e o cliente está pedindo conhecimento em PowerPoint e ilustração,então um freelancer que é especialista em PowerPoint mas não tem conhecimento de ilustração não tem as habilidades necessárias para aceitar o trabalho.

  • 2. Você tem o nível necessário de experiência em cada uma das habilidades solicitadas

Se nenhum nível de experiência for informado, assuma que o cliente está procurando freelancers com um nível avançado de experiência

  • 3. Você tem o nível necessário de experiência em cada uma das habilidades solicitadas

Sejamos honestos: você não pode entregar um trabalho de alta qualidade se não estiver motivado. Portanto, uma forma de garantir que você será capaz de entregar um trabalho de excelência é garantir que você esteja se sentindo motivado para o projeto. A taxa de pagamento é razoável? O projeto é interessante? Você vai se orgulhar de ter esse trabalho em seu portfólio?

PASSO 6: FOCO NO DESENVOLVIMENTO OU MELHORIA DE HABILIDADES

Nesta fase do processo, você já ganhou alguns clientes e agora está construindo reputação.

Se você seguiu os passos, neste momento suas habilidades principais devem ser aguçadas, o que é importante para obter seus primeiros clientes. Agora, é hora de se concentrar em desenvolver ou melhorar o que eu chamo de habilidades complementares.

Habilidades complementares são aquelas que não são necessariamente obrigatórias para entregar o serviço, mas são aquelas que podem melhorar drasticamente a qualidade do trabalho que você está oferecendo.

Para design de apresentação, o PowerPoint é uma habilidade central, enquanto o design gráfico ou o Illustrator, por exemplo, são habilidades complementares. Embora sozinhos eles não sejam essenciais para o design de apresentação, um freelancer que possui tais habilidades pode melhorar consideravelmente a qualidade de seu trabalho para este tipo de trabalho.

Se você não se tornar um especialista, o que significa possuir habilidades essenciais e complementares em um nível avançado para um determinado serviço, é improvável que você seja capaz de prosseguir para o sétimo passo.

PASSO 7: FOCO NOS CLIENTES MAIS VALIOSOS

Até agora você já deveria ter desenvolvido alguma reputação inicial e conhecimento em habilidades que são essenciais e complementares ao serviço que você oferece, o que deveria ter possibilitado a construção de pelo menos um pequeno portfólio.

Ao combinar conhecimento e experiência com reputação, seu valor percebido como freelancer é agora maior, o que lhe dá confiança e know-how para participar de empregos mais complexos e altamente remunerados.

Com essa experiência, agora você pode começar a focar nos clientes mais valiosos que lhe pagarão mais e gerarão mais oportunidades para negócios recorrentes.

Quanto mais você se especializa e se dedica a oferecer trabalho de alta qualidade para seus clientes, mais forte fica sua reputação e maior o seu portfólio se torna. É um círculo virtuoso. Consequentemente, para compensar o aumento da demanda, sua taxa de freelancer (taxa horária) também deve aumentar.

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