Parcerias no Instagram: tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 12 minutos

Cada vez mais empresas estão usando as redes sociais para alcançar seu público e uma das melhores maneiras de fazer isso é pagar pessoas em sites como o Instagram para promover sua marca. Essas são as chamadas parcerias no Instagram.

Ao desenvolver sua própria marca, você pode se tornar um desses influenciadores do Instagram. Você pode então entrar em contato com uma marca oferecendo-lhes uma colaboração. 

Para ajudar você a entender mais sobre as parcerias no Instagram, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por que escolher o marketing de influência do Instagram?

Por que escolher o Instagram em vez do Facebook, Twitter, Youtube ou outra plataforma? Eles não são tão eficazes para o marketing de influência? A resposta é sim, mas hoje nenhum deles é comparável ao Instagram.

Com um bilhão de usuários ativos por mês em 2020, o Instagram é uma excelente plataforma que permite que as marcas alcancem facilmente seu público-alvo. 

Embora sua base de usuários não seja tão grande quanto a do Facebook, os usuários são muito mais engajados e ativos. Isso torna uma maneira eficaz de as marcas transmitirem uma mensagem. 

Um estudo até revelou que o Instagram tem a maior taxa de interação em comparação com outras redes sociais.

O que são parcerias no Instagram?

Uma parceria no Instagram é um sistema para promover produtos usando um influenciador. Um “influenciador” é uma pessoa com um grande número de seguidores em seu canal no Instagram. Graças à sua notoriedade, ela exerce influência sobre esses seguidores. 

Na verdade, suas opiniões sobre produtos ou serviços são frequentemente ouvidas e seguidas pela maioria de seus seguidores. 

De fato, um influenciador pode ser uma celebridade ou uma pessoa comum que tem uma comunidade muito grande no Instagram.

No marketing de influência, essas pessoas promovem seus produtos para esses seguidores. Mas com influenciadores do Instagram, a maneira de apresentar um produto de marca deve ser muito sutil.

4 tipos de influenciadores

Nano influenciadores

Eles geralmente têm uma pequena comunidade de 1000 a 5000 seguidores na plataforma. Embora tenham apenas um pequeno número de seguidores, eles são conhecidos por serem muito engajados no Instagram, independentemente do seu nicho.

Muitas vezes, esses tipos de influenciadores são pessoas comuns, que apenas compartilham uma visão e ideias comuns com seus seguidores.

Essa categoria de influenciadores ganhou popularidade entre marcas e consumidores nos últimos anos, por várias razões:

Do ponto de vista da marca, é muito mais econômico fazer parceria com um nano influenciador. Por causa de sua alta taxa de engajamento e valores acessíveis. Com elas, as marcas têm maior potencial de retorno sobre o investimento durante uma parceria no Instagram.

Com os nano influenciadores, os consumidores sentem que suas recomendações são mais autênticas, enquanto as parcerias estabelecidas com um perfil de celebridade podem ser percebidas como pura publicidade.

Micro influenciadores

Um micro influenciador tem menos de 100.000 seguidores em seu perfil. Muitas vezes, ele é reconhecido como um especialista em um campo específico ou especializado em um assunto em um nicho específico.

Como os nano influenciadores, os micro influenciadores oferecem um excelente retorno sobre o investimento para as marcas em parcerias. Isso se deve principalmente às fortes relações que estabelecem com seus fãs.

Ao contrário dos nano influenciadores, o público-alvo dos micro influenciadores é mais específico e direcionado. Por exemplo, se um micro influenciador desenvolveu seu público com base em seu interesse em tênis de futebol, seus seguidores, provavelmente, são em grande parte pessoas que praticam esse esporte.

Assim sendo, as parcerias no Instagram com esse tipo de influenciador dão às marcas a oportunidade de alcançar facilmente seu público-alvo. 

Macro influenciadores

Eles têm entre 100.000 e 1 milhão de seguidores no Instagram. Às vezes, são celebridades, mas muitas vezes são apenas micro influenciadores que construíram sua própria base de fãs e trabalham em tempo integral como influenciadores no Instagram.

Mega influenciadores

Mega influenciadores têm mais de um milhão de seguidores. Esses influenciadores geralmente são celebridades ou grandes figuras públicas. Apesar de não serem especialistas em áreas específicas, sua notoriedade pode dar visibilidade incrível às marcas.

Então, para escolher com qual influenciador do Instagram fazer parceria, você precisa saber qual orçamento deseja gastar e que tipo de público deseja alcançar. Mas, obviamente, quanto maior o número de seguidores de um influenciador, maiores são as taxas que ele pede.

parcerias no Instagram

Como se tornar um influenciador para conseguir parcerias no Instagram?

Essa é uma pergunta difícil, porque se tornar um influenciador não é realmente um objetivo em si. A maioria deles se tornou assim sem realmente querer, na verdade. 

Através do trabalho na Internet, eles finalmente conseguiram criar uma comunidade de fãs que lhes permitiu ser contatados pelas marcas. 

Sejam eles YouTubers, blogueiros, ou até mesmo apresentador de TV ou candidato a reality show, eles adquiriram vários fãs e assinantes através de seu trabalho.

Então, vamos deixar claro logo, você não vai se tornar um influenciador num piscar de dedos. Mas há algumas dicas que podem ajudar:

Seja autêntico e apaixonado

Como você já sabe, os usuários do Instagram tendem a se identificar mais facilmente com pessoas autênticas, apaixonadas e semelhantes. Então, seja você mesmo e faça sua paixão suar em suas publicações e stories. 

Crie debates, participe de discussões e incentive seus seguidores a reagirem às suas postagens. Assim, você será beneficiado, mesmo que as pessoas não concordem com você.

Quanto mais seu público participar e responder às suas publicações, mais sua taxa de engajamento aumentará. 

Além disso, com o tempo, você será realmente considerado um especialista em seu setor e sua palavra terá mais legitimidade. Tudo isso obviamente será interessante para marcas que buscam novas parcerias.

Defina seu posicionamento

Sempre que possível, tente não se dispersar muito em suas publicações. Tente seguir uma linha editorial para que seus seguidores saibam exatamente o que encontrarão em sua conta. 

Se você publica regularmente e essencialmente fotos de viagem, especialize-se neste caminho para que você seja identificado como um especialista em viagens/estilo de vida.

Em última análise, isso permitirá que você forme uma comunidade forte e direcionada e, assim, aumente sua visibilidade com um público qualificado.

Seja curioso e atento

Como no seu dia a dia, você deve melhorar e se reinventar constantemente. Para isso, o ideal é dar uma olhada no que está sendo feito na competição. 

Isso vai te inspirar a criar novos conteúdos e dar um pouco de frescor na sua conta. Por isso, tente descobrir novas contas no Instagram e veja o que está sendo feito em outros países para trazer algo novo para seus seguidores.

Seja inovador e meticuloso

Não há segredo, fazer um nome para si mesmo nas redes sociais ou na vida em geral, é ser inovador. Então você tem que cavar para encontrar novos conceitos que atrairão seus seguidores. 

Se funcionar, eles falaram sobre você e isso lhe dará visibilidade extra. Portanto, voltamos ao ponto anterior: não há vergonha em ver o que está sendo feito do lado da concorrência.

Além disso, tente ser o mais meticuloso possível, atribuindo atenção especial aos detalhes. Por exemplo, alguns influenciadores usam sistematicamente o mesmo filtro a cada publicação, tornando-se assim sua marca registrada. 

Não se esqueça das hashtags, locais, tags e tudo o que o Instagram permite que você adicione a cada postagem ou storie. Tudo pode ter efeitos positivos.

Crie sua própria linguagem

Não é pedido que você invente uma linguagem, mas muitos influenciadores ou personalidades na internet usam expressões recorrentes que se tornam sua marca registrada. 

Ao usar essas expressões, seus seguidores as usarão e circularão pela Web. Talvez eles até se tornem memes. Alguns influenciadores até acabam criando roupas com a efígie de sua expressão fetiche.

Mais importante, isso tornará sua comunidade ainda mais próxima e multiplicará suas interações em suas publicações e stories.

Esteja presente fora da estrutura digital

Nas redes, tendemos a esquecer o aspecto humano que reside em cada um de nós. Então, por que não organizar reuniões com membros da sua comunidade? 

Isso pode ser feito espontaneamente ou em eventos organizados onde você está presente, como uma convenção, uma conferência ou qualquer outra coisa.

Obviamente, tais reuniões fortalecem a proximidade entre você e seu público e é exatamente isso que você está procurando.

Determine suas taxas

Bravo, você impressionou um patrocinador que agora quer trabalhar com você! Agora você precisa determinar quanto cada publicação lhe trará. 

Muitos influenciadores iniciantes se subestimam, mas lembre-se do tempo e do trabalho dedicados a cada publicação e dos benefícios que você trará para o patrocinador. Alguns influenciadores cobram pelo número de seguidores, por exemplo, 50 reais por 1.000 seguidores. 

O valor médio é geralmente entre 200 e 400 reais por publicação. Além disso, você pode perguntar à marca com antecedência se ela tem um orçamento. 

Esclareça os termos da parceria

Datas de publicação, tipo de fotos, orientação da legenda… É importante ter todas essas informações antes de começar a publicar, a fim de estabelecer uma comunicação clara com seu patrocinador desde o início.

Leia o contrato com atenção

É provável que você tenha um contrato para assinar antes de começar a trabalhar. Isso incluirá detalhes sobre o pagamento e suas responsabilidades, portanto, certifique-se de que eles correspondam ao que você aceitou.

Informe os seguidores da parceria

Quando você finalmente publicar seu conteúdo patrocinado, você deve indicar na legenda que é uma publicação patrocinada. É ilegal não divulgar essas informações. 

O Instagram criou recentemente uma ferramenta que permite que você notifique que seu post é patrocinado. Se você ainda não tem esse recurso, pode simplesmente incluir as hashtags #ad na legenda do seu post.

Quais são os critérios procurados pelas marcas na hora de fazer parcerias no Instagram? 

A qualidade do seu conteúdo, sua autenticidade, sua proximidade, seu compromisso e o impacto que você tem com sua comunidade.

Sua diferença em relação às grandes comunidades será, portanto, encontrada na imagem da sua marca e na maneira como você a comunica.

Criar uma comunidade nas redes sociais é a coisa mais difícil a longo prazo, mas não devemos desanimar.

Você deve ser regular no início e interagir com seus seguidores. E é aqui que a imagem da sua marca será importante, porque você humanizará o relacionamento que tem com seus fãs.

E é exatamente isso que vai interessar às grandes marcas!

Em resumo, as marcas olham para 3 critérios: 

  • Alcance: na verdade é o número de seguidores. Quantas pessoas poderão ver a publicação patrocinada? Isso é importante para entender a visibilidade de um produto.
  • A taxa de engajamento: é o número de reações a uma publicação (curtidas, comentários, compartilhamentos), mas também o número de cliques em um produto apresentado por um influenciador. Geralmente, os microinfluenciadores têm uma taxa de engajamento mais interessante porque, como já foi dito, estão mais próximos de seus seguidores. 
  • O setor de atividade: todo influenciador é especializado em um setor. São muitas as possibilidades: beleza, moda, esporte, jogos, viagens, família etc. Uma marca deve, portanto, determinar se um determinado setor e, portanto, o público do influenciador corresponde à imagem da empresa e ao produto que deseja promover. 

Conclusão sobre parcerias no Instagram

Você vai entender, se você quer ser visível para as marcas, você deve desenvolver uma imagem de marca autêntica e uma comunicação personalizada.

Acima de tudo, você deve saber como vender a si mesmo e, portanto, saber como se comunicar sobre si mesmo e como dizê-lo, seja para marcas ou para seus seguidores.

No entanto, deve ser reconhecido, é uma das coisas mais difíceis de fazer e que raramente nos é ensinada.

Portanto, não é baseado no número de seguidores, isso ajuda a torná-lo mais legítimo, mas não determina inteiramente a escolha de uma marca de trabalhar com um blogueiro, influenciador ou empreendedor. Especialmente, se ela tem uma comunidade pequena.

É um processo de longo prazo, mas cada pequena ação lhe trará ótimos resultados.

Gostou de saber mais sobre as parcerias no Instagram? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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