Trabalho Remoto: O que é, como começar?

Reading time: 5 minutes

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto é um estilo de trabalho que permite que os profissionais trabalhem fora de um ambiente tradicional de escritório. Baseia-se no conceito de que o trabalho não precisa ser feito em um local específico para ser executado com sucesso, porque pode ser feito digitalmente.

Ilustração do que é o trabalho remoto.

Pense assim: em vez de se deslocar para um escritório todos os dias para trabalhar a partir de uma mesa designada, funcionários remotos podem executar seus projetos e superar seus objetivos onde quiserem através da Internet. As pessoas têm a flexibilidade de projetar seus dias para que suas vidas profissionais e pessoais possam ser experimentadas ao máximo e coexistirem pacificamente.

Houve uma mudança de paradigma cultural no que a sociedade considera ser um local de trabalho apropriado - e o trabalho remoto capitalizou essa liberdade recém-descoberta na era digital.

O trabalho remoto está em crescimento ascendente após a pandemia. Como as pessoas trabalham remotamente? Por que trabalham remotamente e quais são alguns equívocos comuns sobre o trabalho remoto?

O trabalho remoto está em ascensão. Embora ter a capacidade de trabalhar fora de um escritório corporativo tenha sido viável por algumas décadas, trabalhar remotamente só agora está se tornando uma realidade.

Você pode até ter ouvido essa frase recentemente: "Estou trabalhando remotamente agora!" ou "Eu fui capaz de viajar e levar meu trabalho comigo!" Você acena com a cabeça enquanto ouve essas pessoas exaltando a flexibilidade de seus estilos de vida e os benefícios que eles viram em suas vidas profissionais porque eles podem trabalhar remotamente, mas você ainda tem algumas perguntas. Não é mesmo?

Como as pessoas trabalham remotamente?

Há uma variedade de maneiras em que as pessoas podem trabalhar remotamente. Essa é a beleza do trabalho remoto - as pessoas podem escolher trabalhar de uma maneira que faça mais sentido para suas vidas.

Por exemplo, algumas pessoas têm a oportunidade de trabalhar remotamente durante a maior parte da semana de trabalho, mas têm que se deslocar para reuniões presenciais no escritório um dia por semana. Em um dia típico, esses funcionários remotos trabalham em seus escritórios domésticos ou cafés próximos e podem trabalhar no escritório de sua empresa quando necessário.

Outros dependem de espaços de coworking para serem os locais onde podem fazer o trabalho. Os espaços de coworking atuam como polos de produtividade, comunidade e tecnologia, oferecendo grande conectividade de rede e oportunidades para atender outros que trabalham em uma infinidade de indústrias.

Eles podem ser utilizados por pessoas com empregos em tempo integral, carreiras freelancers e até mesmo empreendedores que querem alugar um escritório para si ou seus pequenos funcionários. Você pode até dizer que os espaços de coworking são um meio termo entre um escritório tradicional e um espaço de trabalho não tradicional, dando-lhe o conforto de trabalhar em casa e combiná-lo com as comodidades profissionais e oportunidades de networking que você encontraria em um ambiente corporativo. Se os funcionários remotos optam por aproveitar um espaço de coworking em sua cidade natal, ou obter uma associação com um coletivo de coworking que tem locais ao redor do mundo, eles colhem os benefícios de ter flexibilidade de localização.

Ilustração do que é Home Office

Por que as pessoas trabalham remotamente?

Agora que você entende o que é trabalho remoto e como as pessoas fazem isso acontecer todos os dias você pode estar se perguntando: por quê? Por que alguém escolheria trabalhar fora de um ambiente de escritório e, melhor ainda, por que seu chefe deixaria?

Há uma infinidade de benefícios para o trabalho remoto tanto para funcionários quanto para empregadores, que vão desde o aumento da produtividade até trabalhadores mais felizes e saudáveis. Vamos quebrar algumas das vantagens:

  • Estilo de vida flexível
  • Melhor saúde e bem-estar
  • Paixão por seu trabalho

Como começar a trabalhar remotamente?

Freelancer:

O freelancer é a pessoa que prestará seus serviços ou fará um trabalho, também conhecido pelo termo em inglês “job”, por um tempo determinado para você ou uma empresa.

Embora não haja vínculo empregatício, o freelancer pode fazer vários jobs para a mesma pessoa ou empresa, inclusive realizar trabalhos presencialmente na empresa mesmo que eventualmente.

Como trabalhar remotamente de Freelancer?

Para trabalhar remotamente como freelancer você precisa estar consciente dos riscos e das vantagens. Não podemos iludir você dizendo que a vida de um freelancer não tem preocupações. Quem trabalha com carteira assinada, tem problemas de pessoas com carteira assinada. E quem trabalha freelancer, tem problemas de freelancer.

Antes de partir para esse formato de trabalho, pesquise qual a oferta e demanda na sua área. Estude qual a média de preço dos serviços, as condições de pagamento que você pode oferecer (cobrar por job, por semana, por hora, etc.), avalie as leis para abrir uma empresa em seu nome, quais os tributos que terá que pagar e sempre esteja com um saldo na conta.

Confira o nosso artigo sobre os principais sites de freelancers para começar a trabalhar remotamente ainda hoje.

https://victordotti.com.br/sites-de-freelancer-e-como-funciona/

Teste de aplicativos:

Já pensou em dar feebacks/opniões de aplicativos os sites que você já usa diariamente? Saiba que isso é possível e você pode ser remunerado remotamente por isso.

Confira o nosso artigo sobre como se tornar um Software Tester na uTest.

https://victordotti.com.br/utest-trabalhe-de-casa-como-software-tester/

Conclusão

O trabalho remoto já é uma realidade na vida de muitas pessoas, o trabalho remoto pode proporcionar vários benefícios na sua vida. Continue conectado no nosso blog que postarem dicas de como trabalhar remotamente no conforto de sua casa!

Facebook Comments