Ganhar dinheiro com blog: 10 formas que funcionam

Tempo de leitura: 12 minutos

Se você escreve em seu blog há algum tempo e conseguiu ter um bom repositório de conteúdo, talvez tenha chegado a hora de obter benefícios econômicos derivados dele. De fato, ganhar dinheiro com blog é totalmente possível. 

Para ajudar você a entender mais sobre como ganhar dinheiro com blog, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quando começar a monetizar um blog?

Se você leu por aí que o blog pode fazer você ganhar renda para não ter mais que trabalhar e que você ganhar dinheiro dormindo, eu tenho que te dizer que isso não é real.

Há muitas pessoas que tiveram sucesso com seu blog, é verdade. E alguns estão indo muito bem e conseguiram viver disso.

Mas o blog requer trabalho e também investimentos. Você tem que dedicar tempo a ele para poder coletar o que é semeado na forma de benefícios.

Então, se você quiser considerar isso como uma maneira de gerar renda, tenha em mente que você terá que trabalhar nisso primeiro.

Escolher o melhor momento para começar a monetizar seu blog dependerá de certas situações que o tornem viável.

Vamos rever quais podem ser essas circunstâncias.

Seu blog já tem uma quantidade considerável de conteúdo

Embora seu primeiro objetivo seja criar o blog com a intenção de monetizá-lo, trabalhe primeiro no conteúdo para que haja um número considerável de artigos para quando você começar com ações focadas em monetização.

Seja qual for o modelo que você escolher, recomendo que você cuide do seu conteúdo. É a maneira de atrair visitantes; e as visitas serão as que permitirão que você ganhe renda.

Seu blog recebe um número considerável de visitas

Você não pode monetizar seu blog em certos modelos se não tiver um número aceitável de visitas. Para hospedar anúncios de terceiros, por exemplo, os anunciantes exigirão um número mínimo de visitas.

Você trabalha com um nicho de mercado

Se o seu blog é focado em um tópico muito específico ou de nicho, você provavelmente encontrará maiores oportunidades de monetizá-lo com produtos relacionados a esse tópico.

Embora focar em um nicho específico também signifique que o número de pessoas que você alcançará será menor, essas pessoas poderão encontrar conteúdo em seu blog criado especificamente com elas em mente.

Graças a isso, se você oferecer produtos focados nesse segmento, monetizar será mais fácil para você.

Grandes mudanças

O redesenho ou grandes mudanças em um blog às vezes é uma boa oportunidade para se aventurar em algumas das formas de monetização.

Em suma, você pode aproveitar para incorporar os recursos necessários que facilitam a monetização e fazer as mudanças levando em conta esse objetivo. Assim, por exemplo, você pode reservar espaços para localizar banners publicitários.

E, por outro lado, a implementação de alguns recursos, como templates ou plug-ins, às vezes reúne a oportunidade de ganhar renda extra por meio do marketing de afiliados.

Você tem uma comunidade de assinantes

Como eu te falei anteriormente, se no seu blog você ativou um sistema de captura de leads e com o tempo você conseguiu colher boa parte deles, pode ter chegado o momento de explorar esse recurso a seu favor.

Agora que você já sabe a hora de monetizar o seu blog, aqui estão as melhores forma de ganhar dinheiro com blog.

10 maneiras de ganhar dinheiro com blog

Oferecer seus serviços

Você pode definitivamente começar oferecendo seus próprios serviços.

Se você trabalha com tópicos de consultoria, treinamento, design ou SEO, é a melhor maneira de atrair clientes que lhe fornecerão renda.

O site será útil se você for o autor do blog, já que os artigos e informações que você compartilha com os outros ajudarão a lhe dar reputação e se consolidar como especialista, e de alguma forma testarão seu grau de experiência em seu assunto, o que facilitará o acesso a novos clientes.

Venda seus produtos e infoprodutos

Vender produtos ou infoprodutos através do seu blog pode ser uma forma rápida e ágil de ganhar dinheiro com blog.

Nesse caso, você deve mostrar os produtos à venda, ativar um botão para pagamento, como PayPal, e vender diretamente.

Uma questão importante é que você poderá atrair mais potenciais compradores se trabalhar com os conteúdos relacionados a esses produtos, explicar no que eles consistem, esclarecer dúvidas, esclarecer tópicos, oferecer exemplos, etc.

O objetivo é que o potencial cliente elimine todas as suas dúvidas e objeções com a sua ajuda. Se você o convencer, ele clicará no botão de comprar.

As alternativas sobre quais produtos e infoprodutos vender são inúmeras:

Venda livros em papel (não digitais)

Muitos escritores aproveitam seus blogs para vender cópias de seus livros em versão em papel. Autores renomados costumam fazer isso.

Mas o oposto também pode acontecer: um blogueiro ganha renome através de seus artigos, e então decide compilá-los ou enriquecê-los e acabar publicando um livro.

Cursos de treinamento online

As pessoas estão dispostas a pagar para uma pessoa ensiná-las e transmitir conhecimento (não apenas informações) sobre um tópico específico.

A educação é uma das principais indústrias do mundo. A internet se tornou uma ótima alternativa para cada vez mais pessoas.

Criar um curso online focado em um nicho bem determinado para um público que pensa da mesma forma é uma solução de monetização cada vez mais comum.

Naturalmente, você terá que montar uma estrutura coerente e também promovê-lo adequadamente.

Em termos de suporte, existem muitas plataformas on-line que você pode usar para transmitir informações, desde artigos simples até aulas de áudio e vídeo, como Hotmart e Eduzz.

Marketing de afiliados

Caso você ainda não saiba, o marketing de afiliados é uma das formas mais comuns de gerar renda, tanto com um blog, quanto em outros canais digitais.

Nesse sistema, você irá promover produtos de outras pessoas, através dos chamados links de afiliado. Dessa forma, toda vez que alguém clicar no link e realizar uma compra, você receberá parte do valor do produto, ou seja, uma comissão.

Alguns chamam essa modalidade com a sigla CPA, que significa “custo por ação”, ou CPL, “custo por lead”.

Para encontrar bons programas de afiliados, você deve entrar em contato diretamente com grandes empresas e/ou blogs, ou se juntar as diversas plataformas de afiliados. Esse, para mim, é o modelo mais eficaz para ganhar dinheiro com blog.

Para lhe ajudar, aqui estão as plataformas de afiliados mais conhecidas:

  • Hotmart
  • Eduzz
  • Monetizze 
  • Braip

É importante que você sempre seja suave ao incorporar os links de afiliado, pois assim, você conquistará a confiança do público mais facilmente.

Links patrocinados

A vantagem deste método é que ele não é invasivo. Uma maneira fácil e rápida de monetizar o blog e ganhar dinheiro em casa.

Aqui, você irá ganhar para colocar os links em seu blog (geralmente de uma empresa que tem interesse em seu público), independente se o leitor fizer uma compra ou não.

Contudo, lembre-se de cobrar um valor justo por isso. Lembre-se, é sua reputação que está em jogo. Além disso, nunca coloque links que não tenham a ver com o seu nicho de mercado.

Banners de publicidade

Banners publicitários em seu blog são uma maneira clássica de ganhar renda graças às ações diretas dos visitantes.

Vamos ver as diferentes modalidades possíveis.

Redes de anúncios Pay Per Click (PPC)

Sem dúvida alguma, a plataforma mais popular nesse quesito é o Google AdSense. Você certamente já ouviu falar sobre ele né? Contudo, é preciso deixar claro que existem outras plataformas com esse mesmo intuito, não tão famosas.

Para aplicar esse método de ganhar dinheiro com blog, você só precisa copiar alguns códigos pré-definidos em seu blog.

Com isso, o sistema vai publicar banners contextuais (textos ou imagens) que são importantes dentro do seu site, e você ganhará um dinheiro por cada clique que esse banner receber.

Principais parâmetros que afetam sua renda:

  • Nicho de mercado
  • Volume de Tráfego
  • % Tráfego orgânico, já que os mecanismos de busca trazem pessoas que estavam procurando algo em particular, e geralmente têm melhores fatores de conversão, já que esses visitantes estão explicitamente procurando algo, então eles provavelmente clicarão com mais frequência em seus anúncios.
  • % CTR, ou seja, Taxa de clique na página

Redes de anúncios CPM (Custo por mil de Impressões)

Os anúncios de CPM, embora semelhantes aos PPCs, têm outra modalidade. Embora sejam contextuais como os outros, neste caso eles pagam pela quantidade de impressões desses anúncios no seu site.

Você contará uma impressão toda vez que essa tela abrir e um determinado banner aparecer dentro do seu site.

Exemplo: um blog que gera mensalmente 100 mil visualizações de página mostrando um determinado banner, se tiver um CPM de um real, ganhará 100 real no final do mês.

ganhar dinheiro com blog

Faça avaliações patrocinadas

O Pay Per Post foi o pioneiro neste modelo, com alguma controvérsia incluída em seu início, relacionada ao fato de que eles não exigiam que fosse esclarecido que eram posts patrocinados.

Logo outras empresas seguiram esse caminho, entre as quais as mais bem-sucedidas foram Sponsored Reviews e ReviewMe, que aperfeiçoaram o processo e expandiram o modelo.

Se você se juntar a este mercado de artigos patrocinados, poderá ter a oportunidade de escrever posts sobre uma variedade de assuntos.

A propósito, nem todos os blogueiros estarão dispostos a escrever sobre um determinado produto, considerando que isso pode afetar sua credibilidade. Mas ainda há muitos que fazem isso para monetizar o blog e ganham um bom dinheiro com ele.

Se o seu blog tem um bom número de leitores, você pode implementar um modelo direto de posts patrocinados por conta própria, evitando as comissões de intermediários.

Busque patrocinadores

Se você fala de tópicos muito específicos, pode buscar outras pessoas para também publicar conteúdo em seu blog, pagando apenas uma taxa pré-definida.

Esse método é muito utilizado para ampliar a receita gerada por um site, e é de interesse dos anunciantes, pois permite que eles foquem sua mensagem para um público muito específico e a um custo baixo para eles.

Ofereça conteúdo premium

Se você tem um grande número de leitores, pode oferecer a eles a oportunidade de uma assinatura premium em seu blog.

Por exemplo, se você já possui uma comunidade muito engajada, por oferecer 1 conteúdo por dia gratuitamente e para quem desejar assinar, ganhará 3 conteúdos diariamente. 

De fato, essa é uma ótima forma de ganhar dinheiro com blog.

Peça doações

Ao contrário do que muitos pensam, existem sim pessoas dispostas a contribuir com o seu blog através de doações. Basta clicar um pequeno botão indicando essa possibilidade para ver os primeiros resultados.

É mais provável que tenha sucesso dessa maneira se o seu blog estiver oferecendo informações valiosas que são úteis para muitas pessoas.

No entanto, considere as doações como um complemento à renda para monetizar o blog, já que em nenhum caso elas devem ser o núcleo de um modelo de negócio.

Venda seu blog

Você vai pensar que pode ser o último recurso. Mesmo assim, é uma maneira de gerar renda.

O lugar ideal para oferecer seu blog é o Flippa, um mercado de vendas de ativos online. Você também encontrará ofertas na DigitalPoint.

Você pode determinar o preço de um site com a renda mensal que ele gera, multiplicando esse valor por um número, de acordo com as expectativas e capacidade de negociação do vendedor, a qualidade do site, o tipo de nicho e a evolução do tráfego.

E acredite ou não, também há muitas pessoas que ganham dinheiro comprando, melhorando e vendendo sites.

Conclusão

De fato, ganhar dinheiro com blog é algo que todos desejam, mas como você pode ver ao longo desse artigo, é totalmente possível conseguir isso de diferentes formas.

Eu recomendo que você implemente mais que um modelo de monetização, principalmente no início, para que o seu blog possa gerar uma boa quantidade de renda. 

Dessa forma, você chegará mais perto de viver apenas dele e ganhar dinheiro dormindo, como muitas pessoas dizem. Mas lembre-se, nunca esqueça de fornecer conteúdo de qualidade para os seus leitores.

Gostou de saber mais sobre como ganhar dinheiro com blog? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *